A fim de dar sequência às ações de educação ambiental, a Prefeitura de Contagem está promovendo um curso de formação de agentes socioambientais para os empreendedores da Economia Solidária. O encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, localizado no Parque Gentil Diniz, na terça-feira (11/7) e contou com a participação de cerca de 30 empreendedores na primeira turma. A expectativa é que cerca de 100 expositores participem da formação que acontece entre os dias 13 e 17/7.
Investir em educação ambiental é uma das principais formas de combater os problemas ambientais enfrentados atualmente, proporcionando conhecimentos e habilidades para uma gestão mais sustentável dos recursos naturais e para um futuro mais equilibrado e saudável para todos. O curso possui o tema “Um olhar sobre o meu ambiente de vida”, com temáticas sobre leis ambientais, uso dos recursos hídricos e, principalmente, gestão correta de resíduos sólidos e coleta seletiva para os empreendedores.
Segundo a superintendente de Políticas Socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Sirlene Almeida, a formação irá agregar muito para os empreendedores, já que a educação ambiental é fundamental para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
“Nosso objetivo é estimular a conscientização sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente e também a participação desses empreendedores, para que eles sejam multiplicadores e possam adotar práticas mais sustentáveis nos seus próprios empreendimentos, principalmente em relação ao tratamento adequado dos resíduos sólidos”, afirmou.
A empreendedora Rosane Cardoso Barbosa, que trabalha com panos de pratos na Economia Solidária, afirmou que essa é uma oportunidade de agregar mais conhecimentos, além de replicá-los tanto no trabalho, quanto em casa.
“Garantir a preservação do ambiente em que vivemos é uma responsabilidade de todos. Precisamos abrir nossos olhos e começar a fazer nossa parte, pois o que fazemos tem impacto no mundo inteiro. Enquanto alguém que trabalha com a Economia Solidária, vamos colocar esse aprendizado nos nossos projetos, no dia a dia, aplicar em nossos procedimentos, em nossa produção para termos um mundo melhor e com mais qualidade de vida”, declarou.
Já o empreendedor Adalberto Pereira afirmou que aprender sobre educação ambiental é crucial atualmente, pois a conscientização, o conhecimento e o engajamento na causa ambiental geram mudanças positivas, pois a população pode trabalhar para preservar e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.
“Aprender sobre educação ambiental é investir em um futuro sustentável e em um planeta saudável para todos. Trata-se de uma oportunidade para tirarmos nossas dúvidas, aprendermos mais e, assim, espalhar o conhecimento adquirido”, afirmou.
Para finalizar, a superintendente de Geração de Renda e Economia Solidária, Emmanuele Silveira, ressaltou que essa formação faz parte da trilha formativa, que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar está desenvolvendo com os empreendedores, promovendo cursos em diversas áreas e levando conhecimento que poderá ser utilizado por eles em projetos futuros.
“Nosso objetivo é agregar. Tivemos formação em vigilância sanitária e, agora, estamos fazendo sobre meio ambiente, empreendedorismo, entre outros. Tudo para realmente levar informação para eles e que poderá ser utilizado dentro do próprio empreendimento é algo a se ressaltar”, declarou.
Galeria de fotos: Ronnie Von/PMC