Contagem segue capacitando os agentes de Saúde e Endemias no combate à Febre Maculosa. Nessa terça-feira (23) foi a vez dos agentes dos distritos Industrial e Riacho serem orientados sobre como prevenir a doença, tendo como foco principal o carrapato estrela, vetor da doença.
Realizada pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, a ação tem como objetivo transformar os agentes em interlocutores da comunidade. A ideia é que eles sejam o canal entre a Secretaria de Saúde e a população.
A agente de Endemias, Jade Souza, atua na Região Industrial. Ela destacou a importância da capacitação. “Estamos em contato diário com a população e constantemente somos perguntados sobre a Febre Maculosa e o carrapato. Agora, podemos esclarecer com maior precisão as dúvidas dos moradores”, contou a profissional.
Veterinário e mestre em parasitologia (carrapatos) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Matheus Araújo, ministrou a palestra sobre a Febre Maculosa. O veterinário destacou os cuidados com as regiões infestadas pelo carrapato e, se tiver contato, como proceder e, também, ressaltou a importância da capacitação para os agentes. “Precisamos repassar à população a forma de transmissão e prevenção”.
Ele também destacou que a Febre Maculosa é uma doença com difícil diagnóstico, pois se assemelha aos sintomas da dengue. por exemplo. “Aos primeiros sintomas de febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar uma unidade de saúde. Além disso, é fundamental informar ao médico o seu histórico, se teve ou não contato com locais de risco”, orientou.
O município conta, atualmente, com cerca de 700 agentes de Saúde e Endemias distribuídos em oito distritos de saúde.
Teatro
A capacitação iniciou com a apresentação da peça “Cuidados no Campo”, apresentada pelo grupo Agente em Cena. O grupo é formado por Agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde. De forma lúdica e criativa, o grupo percorre as unidades de saúde e escolas, principalmente, no distrito Nacional, para informar a população sobre a Febre Maculosa.