A Prefeitura de Contagem segue mobilizando a população para a doação de sangue, um gesto simples que salva vidas. Neste mês de agosto, a campanha “Conexão Sangue Bom” já contabiliza 115 doações, resultado da adesão dos moradores das regiões por onde a iniciativa passou.
A mobilização, que oferece transporte gratuito para voluntários até às unidades da Fundação Hemominas, chega à reta final na próxima quarta-feira (27/8), quando a região Ressaca será contemplada. O objetivo é estimular a solidariedade e reforçar os estoques de sangue.
Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Assim, as contribuições já realizadas representam a possibilidade de salvar cerca de 460 vidas. A participação da população é essencial para assegurar o atendimento a pacientes em casos de urgência, emergências cirúrgicas e tratamentos contínuos.
Os interessados em participar da mobilização devem se inscrever AQUI ou comparecer à regional Ressaca para se cadastrar.
De acordo com os dados mais recentes da Fundação Hemominas, os estoques apresentam a seguinte situação: O+ crítico, O- alerta, A+ alerta, A- crítico, B+ alerta, B- alerta, AB+ estável e AB- alerta.
Requisitos necessários para doação de sangue de acordo a Fundação Hemominas:
· Ter entre 16 e 69 anos de idade;
· Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
· Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local da doação.
· A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anteriormente.
· Pesar acima de 50 kg.
· Dormir bem na noite anterior à doação.
· Não ter passado por situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
· Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos 14 dias.
· Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
· Não usar drogas.
· Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado.
· Não estar grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal, é necessário aguardar três meses; após cesárea, seis meses.
· Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos seis meses.
· Se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após seis meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.
· Não ter feito piercing nos últimos seis meses, ou 12 meses, se não tiver condições de avaliar antissepsia adequada. Quando o piercing for localizado em área genital ou boca (incluindo lábios), a doação de sangue somente poderá ser realizada 12 meses após a sua retirada.
· Não doe sangue em jejum. Pela manhã, alimente-se antes; à tarde ou à noite, dê um intervalo de três horas após o almoço ou jantar.
· Tratamento dentário impede a doação por período de um a 30 dias, conforme o caso.
· O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
· A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
· Homens podem realizar até quatro doações de sangue total em um período de 12 meses, e as mulheres, três doações. Para evitar o risco de deficiência de ferro após a doação de sangue, o candidato deverá respeitar os intervalos legais entre as doações, ter cuidados habituais à saúde e boa alimentação.
Cronograma final da campanha “Conexão Sangue Bom”:
· 27/8 – Distrito Ressaca: rua Turquesa, 729 - São Joaquim