A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem recebeu, nessa quinta-feira (21/8), representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional e Estadual, além da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para discutir a implantação da “Vigilância Sindrômica” no município.
A iniciativa consiste em um sistema capaz de monitorar sintomas de pacientes atendidos na urgência de forma contínua, permitindo a identificação precoce de surtos e a adoção de medidas de controle com maior agilidade. Trata-se de uma mudança de paradigma, que amplia a vigilância baseada apenas em notificações para um modelo mais proativo, voltado à detecção de eventos em tempo real.
Contagem foi escolhida para ser município-piloto do projeto, por sediar um CIEVS municipal que atua de forma diferenciada e ativa. Segundo a coordenadora do CIEVS Minas, Eva Lídia Arcoverde, o objetivo é fortalecer a rede. “A proposta é deixar de depender apenas de notificações formais e avançar para uma vigilância mais proativa, baseada em eventos e informações em tempo real. E nós pensamos em Contagem, porque o trabalho do CIEVS do município é diferente”, explicou.
O Projeto “Vigilância Sindrômica” é parte de uma estratégia nacional e regional, alinhada a uma resolução submetida à OPAS em colaboração com o Ministério da Saúde. Para o oficial nacional da OPAS, Rodrigo Said, a experiência de Contagem será fundamental. “Estamos diante de uma oportunidade de consolidar uma vigilância inteligente e sistemática, que pode se tornar referência não só para Minas, mas para a região”.
Em sua fase inicial, o trabalho será desenvolvido com a análise dos dados do município e implantado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A expansão gradual para outros equipamentos de saúde está prevista de acordo com a avaliação do andamento do projeto.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SMS, Rejane Letro, destacou a importância da iniciativa. “Eu conheci o projeto, achei maravilhoso. O que precisar, estaremos disponíveis. Contagem pode se tornar referência nesse modelo de vigilância”.
A coordenadora do CIEVS Contagem, Juliana Froeseler, também reforçou a importância de o município ter sido escolhido como piloto da estratégia. “A implantação da Vigilância Sindrômica posiciona Contagem como um modelo estratégico visando um novo padrão preditivo de vigilância e resposta rápida onde seremos capazes de antever e nos preparar de maneira mais adequada e estruturada para o enfrentamento de epidemias”.
Com a implantação da estratégia, Contagem se consolida como município-piloto na construção de um novo modelo de vigilância em saúde, mais ágil, inteligente e capaz de responder rapidamente a eventos e emergências.
O que é o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde?
O CIEVS é uma estrutura criada pelo Ministério da Saúde para monitorar, analisar e responder a situações de risco à saúde pública. Atua em tempo real, identificando e investigando eventos que possam indicar surtos, epidemias ou emergências sanitárias.
A rede CIEVS é formada por unidades nacionais, estaduais, regionais, municipais, além de unidades de fronteiras e de áreas indígenas, que trabalham de forma articulada para garantir uma resposta rápida e integrada.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos