A Prefeitura de Contagem apresentou, recentemente, a estrutura e o planejamento da Operação Hefesto 2025, iniciativa que se firmou como uma estratégia integrada de segurança pública no município. A ação reúne, de forma coordenada, órgãos municipais, forças estaduais e concessionárias de serviços essenciais, com o propósito de intensificar o combate aos crimes contra a infraestrutura urbana e fortalecer o ordenamento territorial em todas as regionais.
“A Operação Hefesto articula múltiplas competências e demonstra que,
quando unimos forças entre diferentes órgãos e instituições,
ampliamos a proteção da cidade e oferecemos respostas
mais eficientes à população”
Viviane França, secretária municipal de Defesa Social
Ao todo, os dados apontam uma queda de 90% nos furtos de cabos de cobre entre 2023 e 2025. O número de pessoas afetadas por esse tipo de crime também despencou 97% - de 286 mil para 8 mil moradores. Com a atuação integrada da força-tarefa, aproximadamente 20 toneladas de cabos foram apreendidas no período.
Na prática, a Guarda Civil de Contagem (GCC) lidera as ações e atua na inteligência; a Polícia Militar reforça o policiamento nas ruas; e a Polícia Civil, junto ao Ministério Público, conduz investigações e medidas judiciais. O Corpo de Bombeiros atua na prevenção e segurança contra incêndios, enquanto setores como Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente, Receita Municipal e Saúde compõem o esforço conjunto. Concessionárias como Cemig, Copasa, empresas de telefonia e ferrovias contribuem com suporte técnico, perícia e proteção das redes de infraestrutura.
O calendário de 2025 manteve uma rotina mensal de operações em diferentes regiões, com destaque para o Eldorado, uma das áreas mais atendidas. Desde 2023, a Operação Hefesto já realizou 19 edições. Para a comandante da GCC, Anita de Carvalho, o município se consolida como um novo padrão de governança ao integrar segurança pública, saúde, meio ambiente e urbanismo em uma mesma estratégia.
“A ação também fortalece o papel de Contagem
como referência nacional no enfrentamento aos crimes
de infraestrutura e contribui para profissionalizar e tornar
mais sustentável o setor de reciclagem”.
Anita Carvalho, comandante da GCC
A Guarda Civil de Contagem reforça que o telefone 153 permanece disponível para atendimentos e emergências relacionadas à segurança pública.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









