Com o objetivo de reconhecer, fortalecer e ampliar a divulgação de iniciativas bem-sucedidas na área da saúde de Contagem, a Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (28/11), a 4ª Mostra de Experiências Exitosas da Rede SUS Contagem. O evento aconteceu na PUC Contagem e reuniu servidores, profissionais da área e estudantes.
Nesta edição, foram selecionados 28 trabalhos, sendo 14 apresentados oralmente e 14 em formato de banners. Dentre os temas, destacaram-se o programa de teleconsultoria; saúde das gestantes; enfrentamento das doenças respiratórias; plataforma Aqui tem Remédio; e a calculadora de hidratação para dengue.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, ressaltou a importância do evento.
“A gente traz aqui o protagonismo para os verdadeiros protagonistas, que são os trabalhadores da saúde. Quero agradecer muito a vocês, pois isso aqui transforma e consolida tudo aquilo que vivemos ao longo de 2025. Foi um ano complexo, cheio de desafios, e que ainda não terminou, porque temos um caminho até o dia 31 de dezembro. Acredito na força e na união da nossa rede, no nosso propósito e na nossa vontade de fazer uma saúde pública de qualidade. Muito obrigado a todos!”
Fabrício Simões, secretário de Saúde.
Além do compartilhamento de boas práticas, a Mostra é um espaço de troca de experiências, estimulando a integração entre serviços e profissionais do município, incentivando o desenvolvimento de novos projetos voltados à melhoria dos indicadores assistenciais e da qualidade de vida dos usuários.
“A Mostra é, antes de tudo, um momento de celebração. É quando reconhecemos o trabalho de cada profissional que aqui está, de cada equipe, de cada unidade de saúde. É o momento de mostrar aquilo que construímos juntos, com dedicação, criatividade e comprometimento com o SUS. Aqui, nós compartilhamos conhecimento, fortalecemos vínculos e damos visibilidade às experiências que fazem a diferença no dia a dia dos nossos serviços”.
Rejane Letro, subsecretária de Vigilância em Saúde.
O enfermeiro Guilherme Lopes teve dois trabalhos selecionados para apresentação na modalidade banner. O primeiro, intitulado “Caravana Sangue Bom”, aborda a importância da doação de sangue e destaca iniciativas de mobilização para ampliar o número de doadores. O segundo trabalho, intitulado “Resgatando Vida”, apresenta uma ação integrada da vigilância sanitária e da urgência e emergência para promover garantir os direitos à saúde em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
“É uma honra ter sido selecionado para participar desse evento. Não obstante, eu fui selecionado duas vezes. Os meus dois trabalhos submetidos foram selecionados para a modalidade banner. É uma oportunidade singular de demonstrar que todo o trabalho que a gente produz dentro da Secretaria de Saúde no cotidiano tem reflexo direto na assistência ao usuário. Então, é um privilégio hoje estar aqui nesse evento maravilhoso”, comemorou.
Com o tema equidade na assistência domiciliar da atenção primária, o médico gestor da clínica do distrito Sede, Rafael Casal, também apresentou seu trabalho. “Nosso objetivo é transformar o SUS ideal no SUS real e por meio dos nossos trabalhos exitosos isso fica mais fácil. Então, ter um trabalho classificado aqui hoje é gratificante, assim como a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica e com a comunidade dos trabalhadores para que eles possam conhecer e se conectar com as experiências, para que sejam reproduzidas em outros territórios. O mais legal desse momento é poder mostrar que é possível fazer diferente em outros territórios e em outras realidades. E assim a gente consegue mudar a realidade da vida das pessoas, que é o objetivo nosso”.
Destaque
Durante o encontro, os projetos apresentados e avaliados pelo público presente por meio de um formulário. Ao final, quatro experiências exitosas foram reconhecidas e premiadas como trabalhos destaque. Sendo elas: “Equipe matricial de gestantes com alta vulnerabilidade: a saúde como eixo de cuidado e proteção de direitos”, de autoria da enfermeira Carolina Hespanha; “Ações da diretoria de Assistência Farmacêutica na garantia do Abastecimento Municipal de Medicamentos e da Transparência Pública com a Implementação do “Aqui tem Remédio”, apresentado por Patrícia Almeida, diretora de Assistência Farmacêutica; “Calculadora de hidratação para dengue: uma ferramenta eficiente para atendimento rápido e seguro” e “Painel de acompanhamento da atualização cadastral e vinculação dos cidadãos do e-SUS na atenção primária à saúde em Contagem”, ambas de autoria da referência técnica do Núcleo de Informação em Saúde, Flávia Pimenta.
“Hoje, mais uma vez, reafirmamos o que há de mais valioso na nossa rede: o compromisso, a competência e a sensibilidade de cada profissional que se dedica, todos os dias, para transformar a vida das pessoas por meio do cuidado em saúde. Esses trabalhos representam não apenas resultados técnicos, mas práticas que transformam rotinas, qualificam processos e melhoram a vida das pessoas”, concluiu Fabrício simões.
Confira aqui as imagens do evento no período da manhã.
Confira aqui as imagens do evento no período da manhã.









