Com o objetivo de fortalecer a atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta segunda-feira (25/08), a prefeita Marília Campos e o secretário de Saúde Fabrício Simões se reuniram com as diretoras dos distritos sanitários de Contagem para conhecer as demandas de cada região e traçar novas estratégias de gestão. A reunião contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Faria e do secretário de Governo, Pedro Amaral, e sua equipe.
Durante o encontro, as diretoras apresentaram os principais desafios enfrentados no dia a dia das unidades, destacando especialmente as dificuldades relacionadas à gestão de equipes da UBSs, como faltas inesperadas, que impactam os atendimentos. Além disso, foram destacados alguns dos avanços já conquistados, como o serviço de teleatendimento, que tem sido elogiado pela população e é um importante instrumento para garantir agilidade no atendimento ao usuário.
“São oito, um em cada região da cidade, e têm a função de planejar e executar as ações de promoção, prevenção e atenção à saúde dentro da sua área específica.
É através deles que o SUS se organiza no município, assegurando acesso contínuo e qualificado aos serviços de saúde,
respeitando as particularidades de cada território.
Sei dos desafios da saúde básica e busco sempre soluções para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à nossa população”.
Marilia Campos, prefeita de Contagem
Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, esse momento de diálogo é uma forma de valorizar quem trabalha na ponta na expectativa de fazer a saúde funcionar cada vez melhor. "É ouvindo quem vive a realidade de cada região que conseguimos pensar em soluções mais justas e eficientes, além de ter o retorno positivo de ações e atividades. Nosso compromisso é com uma saúde pública de qualidade para os usuários e também para os servidores”.
Para as diretoras, esse momento de diálogo proposto pela gestão é uma ferramenta fundamental. “O trabalho nas Unidades Básicas de Saúde quase sempre não é entendido ou reconhecido, mas investimos nossa energia e aspiração por um projeto de política pública que acreditamos. Ainda temos grandes desafios, pois temos uma população migrando cada vez mais para o SUS, mas já avançamos muito graças ao investimento e importância dada pela gestão e aos esforços das equipes de toda a secretaria. As equipes das UBSs são a estrutura de sustentação da saúde de uma população, com promoção e prevenção do bem-estar”, declarou a diretora do Distrito Sede, Aparecida Santana.