O Centro de Imagens do Hospital Municipal de Contagem (HMC) abriu as portas para o 2º Simpósio de Imaginologia. Mais de 180 profissionais da saúde se reuniram para trocar experiências, atualizar conhecimentos e conhecer de perto as novidades tecnológicas que estão transformando o diagnóstico por imagem. O evento, que aconteceu no auditório da PUC Contagem, contou ainda com a participação de profissionais do Hospital Municipal, Centro Materno Infantil, das unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de representantes da rede de saúde do município, estudantes e parceiros.
A mesa diretora do simpósio foi composta pela superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Fabrícia Amaral, o diretor-geral do HMC, Eduardo Penna, a diretora assistencial, Renata Graziela e o coordenador médico do Centro de Imagens, Danilo Cunha.
Logo na abertura, Eduardo Penna destacou a relevância do simpósio para a gestão do Complexo Hospitalar de Contagem. “A realização deste evento é muito importante para o HMC porque reforça o compromisso que assumimos desde a criação do Centro de Imagens. A gestão tem buscado constantemente investir em tecnologias e inovação, sempre com o objetivo de oferecer diagnósticos mais precisos e um cuidado cada vez melhor para os nossos pacientes”.
Para a gerente de apoio diagnóstico e terapêutico, Ana Carolina Santiago, uma das idealizadoras do evento, o Centro de Imagens vai além de ocupar uma posição estratégica dentro do Complexo Hospitalar. “Não somos apenas um setor técnico, mas um centro de referência que contribui para a eficiência operacional, fortalece a governança clínica e melhora a segurança do paciente”, destacou.
Programação Científica
A programação teve início às 8h, com o tema Gestão Sustentável em Centros de Diagnóstico por Imagem, abordado pelo Dr. Luciano de Paula, que destacou a eficiência, qualidade e responsabilidade na comunicação de achados críticos em radiologia. Outros destaques da manhã incluíram a palestra do Dr. Francisco Teixeira sobre “Intervenções guiadas por imagem: mínima invasão, máxima eficiência”; a apresentação da Dra. Flávia Leão, que trouxe reflexões sobre “Nefroproteção e estratégias seguras no uso de contraste em imagem”l; e a participação do Dr. Mário Henrique Fontes, representando a Teleradiologia, que falou sobre esse tema como aliado na agilidade diagnóstica e continuidade assistencial.
Após o intervalo, as atividades retornaram com o Dr. Fabrício Lafetá, que apresentou os avanços em endoscopia e os desafios atuais na assistência diagnóstica e terapêutica. A Dra. Luiza Melo destacou a importância do tema “ Do diagnóstico à doação: o papel do Centro de Imagens no protocolo de morte encefálica e a contribuição da ultrassonografia na confirmação diagnóstica e ampliação das possibilidades de doação de órgãos”. Na sequência, o Dr. Paulo Furtado falou sobre “O papel do ultrassom à beira-leito na investigação da dispneia", e Fernanda Dutra encerrou as palestras com tema “Segurança do paciente em diagnóstico por imagens: riscos ocultos e boas práticas".
Tecnologia, formação e inovação em Saúde
Funcionando desde setembro de 2023, o Centro de Imagens do Complexo Hospitalar de Contagem tem se consolidado como um importante pilar no diagnóstico por imagem da rede pública de saúde. A unidade conta com exames nas especialidades de ultrassonografia, ecocardiograma, duplex scan, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia, oferecendo suporte essencial para a definição de condutas médicas com mais agilidade e precisão. Atualmente, o serviço realiza cerca de 9 mil exames por mês, o que representa uma média de 108 mil exames anuais, um avanço significativo no acesso da população a procedimentos diagnósticos de qualidade e em tempo oportuno.
Com objetivo de priorizar o cuidado ao paciente e prestar uma atenção cada vez mais qualificada para o cidadão de Contagem, um dos idealizadores do evento, o coordenador médico do Centro de Imagens, Dr. Danilo Cunha reforçou o compromisso da unidade em compartilhar conhecimento e valorizar os profissionais. “Eu, como servidor de Contagem desde 2005, tenho notado um grande empenho em profissionalizar o cuidado da Saúde. E é uma alegria estar presente, poder participar desse segundo simpósio. É uma oportunidade que temos para discutir gestão, sustentabilidade, aprimorar recursos, atualizar o corpo científico, interagir entre toda a equipe da assistência com o corpo de ensinamentos introdutórios”.
Paula Gonçalves Nasser, gestora de apoio assistencial, destacou a importância da proposta para o desenvolvimento dos colaboradores. “Iniciativas como esta são essenciais para fortalecer a formação contínua e a qualificação dos nossos profissionais, especialmente da equipe médica, que tem no diagnóstico por imagem um pilar fundamental para oferecer maior segurança ao paciente e agilidade na tomada de decisões”.
Para a residente em clínica médica do HMC, Caroline Anastácio, a participação em eventos como esse contribui de forma direta para o aprimoramento profissional. “O simpósio tem extrema importância porque aprofundou meus conhecimentos nos exames de imagem, que estão sempre se modernizando e que são fundamentais para o nosso dia a dia, na rotina e na enfermaria da clínica. E como residente isso só me acrescenta como profissional”, avaliou.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos