O ano de 2026 mal começou, e a primeira grande emoção já tomou conta do Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem. Apenas dois minutos depois da virada, às 00h02, a maternidade Juventina Paula de Jesus comemorou o nascimento do primeiro bebê de 2026, marcando um início de ano especial e cheio de significado.
Para a equipe de plantão do CMI, os primeiros minutos do ano foram movimentados, com a chegada da pequena Alice. Filha de Roberta Rodrigues e Yuri Schineider a pequena nasceu plena em saúde, pesando 2.280kg e com 44 centímetros. A previsão é que receba alta para casa ainda nesta sexta-feira (2/01).
A primeira contagense veio ao mundo depois de quase seis horas de trabalho de parto. A mais nova mamãe de 2026, disse que foi tudo no tempo certo. “Cheguei ao hospital no dia 31 porque estava com dores fortes, e a previsão era que ela nascesse no dia 10 de janeiro, mas chegou bem no ano novo”, conta.
“No início fiquei preocupada e com medo de não dar conta, é a minha primeira filha, mas está sendo muito gratificante ficar pertinho dela. Eu só tenho a agradecer a todo o suporte a acolhida desde a triagem até chegada da minha pequena”, afirmou.
Roberta Rodrigues, mãe da pequena Alice.
Para a médica obstetra Dr. Marilyn Silva, que realizou o parto, momentos como esse reforçam a beleza e o propósito da profissão. “Foi um parto normal tranquilo, seguro e cheio de emoção, que trouxe muita saúde e paz para todos nós. Um privilégio vivenciar esse momento sem intercorrências, compartilhando a felicidade dos pais e iniciando o ano de forma tão especial”, destacou.
Com 30 anos de experiência na maternidade de Contagem, a enfermeira obstetra Adriana Roberto conta que, mesmo após tantos partos acompanhados, cada nova chegada renova emoções e desperta uma alegria diferente. “Vivi uma emoção indescritível ao acompanhar o nascimento da Alice, a primeira bebê do ano em Contagem! Em um parto normal lindo, seguro e cheio de amor no CMI. Estar presente nesse momento tão abençoado e acolher essa família com cuidado e respeito foi um privilégio que guardarei com carinho”, disse.
Referência em cuidado neonatal
O Centro Materno Infantil de Contagem (CMI) é referência no atendimento a recém-nascidos prematuros e de alto risco. Nos últimos anos, a unidade avançou significativamente em tecnologia e capacitação profissional, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos bebês. A maternidade dispõe de incubadoras modernas, ventiladores de última geração, dispositivos de fototerapia, monitores multiparamétricos e equipamentos que tornam o ambiente neonatal mais seguro e eficiente.
A estrutura é composta por 20 leitos de CTI neonatal, 15 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos Canguru, além do Posto de Coleta de Leite Humano, que apoia as mães na retirada e no armazenamento do leite materno. O acompanhamento inclui psicologia, serviço social e fonoaudiologia, oferecendo suporte integral para as famílias e contribuindo para a recuperação dos bebês.