O Hospital Municipal de Contagem (HMC) realizou mais uma ação de humanização voltada ao cuidado integral dos pacientes internados. Por meio do Projeto “Barbeiro Solidário”, a equipe de humanização proporcionou momentos de acolhimento e valorização pessoal, contribuindo para o bem-estar emocional durante o período de internação, no início desta semana.
A iniciativa integra as estratégias para qualificar a experiência dos usuários na rede hospitalar, reconhecendo que o cuidado em saúde vai além da assistência clínica e envolve atenção às dimensões emocionais e sociais dos pacientes.
Durante a ação, profissionais voluntários realizaram cortes de cabelo diretamente nos leitos, seguindo todos os protocolos de segurança, higiene e biossegurança. O atendimento beneficiou, principalmente, pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, que muitas vezes permanecem longos períodos hospitalizados.
A atividade contribuiu para criar um ambiente mais leve e acolhedor, favorecendo sentimentos de autoestima, dignidade e confiança, aspectos fundamentais para o processo de recuperação.
Um dos voluntários da ação, o barbeiro Edilson Torres, explicou que o projeto nasceu com a proposta de oferecer seu trabalho a pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço.
“O Barbeiro Solidário é um trabalho voluntário, sem fins lucrativos,
que realizo em hospitais, asilos e em ações comunitárias.
Poder contribuir com a autoestima e o bem-estar das pessoas
é algo que me motiva e me faz muito bem”.
Edilson Torres, barbeiro solidário
Bruno Alves, paciente do hospital, destacou a importância da ação durante o período de internação. “Estou acamado há cerca de um mês e fui muito bem tratado. Essa ação chegou em um momento muito oportuno e os barbeiros superaram minhas expectativas”, afirmou.
A responsável pela Humanização do HMC, Rejane Luzia, afiirmou a importância da parceria e o impacto positivo da iniciativa no ambiente hospitalar.
“Falar do trabalho do Edilson é muito gratificante.
Ele já foi paciente do hospital e, após sua recuperação,
nos procurou para realizar esse serviço voluntário.
Há alguns anos ele vem contribuindo com o cuidado
dos nossos pacientes, oferecendo cortes de cabelo e barba.
Além disso, também compartilha sua música, tocando saxofone,
o que torna o ambiente ainda mais acolhedor e contribui
para que a terapia seja vivenciada de forma mais leve”.
Responsável pela Humanização do HMC, Rejane Luzia
O projeto
O Barbeiro Solidário está alinhado às diretrizes de humanização adotadas pelo HMC, que priorizam a escuta, o acolhimento e a promoção do bem-estar dos pacientes.
A ação também fortalece a relação entre equipe, usuários e comunidade, por meio da participação de voluntários comprometidos com o cuidado ao próximo.
A realização do Barbeiro Solidário reforça o compromisso em promover um ambiente hospitalar mais acolhedor, onde saúde, respeito e cuidado caminham juntos.









