O Hospital Municipal de Contagem (HMC) e o Centro Materno Infantil (CMI) recebem constantemente visitas de crianças aos pacientes internados. Para tornar essas experiências menos traumáticas, foi implantado um serviço diferenciado de acolhimento emocional infantil, realizado pela equipe de psicologia. A iniciativa ganha ainda mais destaque neste dia 27 de agosto, data em que se celebra o Dia do Psicólogo, valorizando o papel fundamental desses profissionais no cuidado e no bem-estar dos pacientes e suas famílias.
A proposta nasceu da percepção de uma demanda crescente e da sensibilidade das profissionais que atuam no setor. Com criatividade e empatia, as psicólogas do complexo criaram um recurso lúdico. Três bonecos terapêuticos, o urso Ulisses, a boneca Neyla e a bebê Ritinha, que ajudam a familiarizar as crianças com os procedimentos médicos que seus familiares estão enfrentando.
“O Ulisses tem traqueostomia, assim a criança consegue visualizar o procedimento com um aparelho em tamanho real. A Neyla usa sonda de alimentação, e a Ritinha representa uma bebê entubada com acesso intravenoso”, explicou a psicóloga Gláucia Lemos.
Ela destacou, também, o empenho da equipe: “Tivemos total apoio da equipe multidisciplinar. Pensamos em toda a logística para levar esse serviço à população. Especialistas de cada área executaram os procedimentos nos bonecos com materiais autorizados, para que tudo ficasse o mais próximo possível da realidade”.
As visitas ocorrem diariamente e a equipe está disponível nos horários estabelecidos na instituição. Para utilizar o serviço, basta comunicar a recepção que entra em contato com a equipe de psicologia que agendará a visita, tanto do Hospital Municipal quanto do Centro Materno Infantil.
Ao identificar crianças entre os visitantes, a equipe avalia se a visita pode acontecer, de forma segura e acolhedora. Já a assistência social, também atua junto aos familiares e repassa os casos em que as visitas envolvam crianças para a equipe.
A psicóloga ressalta ainda que cada caso é analisado cuidadosamente: “A visita pode até ser realocada para um espaço mais neutro, como o solário, para evitar que a criança se impacte negativamente com o ambiente hospitalar”.
Reconhecimento e valorização
Celebrando o Dia do Psicólogo, nessa quarta-feira (27/8), o Centro Materno Infantil promoveu um café especial em homenagem às profissionais que atuam diariamente no acolhimento emocional, não apenas dos pacientes, mas também de seus familiares e em diferentes situações vivenciadas no Complexo Hospitalar. O encontro reuniu gestores e colaboradores em um momento de descontração e reconhecimento, destacando a importância do trabalho humanizado realizado pelas psicólogas no Hospital Municipal e no Centro Materno Infantil.
Foram entregues certificados às psicólogas que integram o serviço, como forma de condecorar pela dedicação e pela criatividade no desenvolvimento de estratégias, como as dos bonecos terapêuticos utilizados nas visitas infantis. A entrega simboliza a valorização dos profissionais e evidencia o impacto positivo que o trabalho da psicologia tem na experiência das famílias dentro do ambiente hospitalar.
Para o gerente de relação com o usuário/equipe multidisciplinar, Gladyston Malta, a iniciativa reforça o compromisso da importância do cuidado integral e empático para toda a rede de apoio dos pacientes hospitalizados. “Esse atendimento humanizado é essencial para garantir o bem-estar integral do paciente e de sua família. Cuidar também do emocional de quem visita é parte do nosso compromisso com nossos usuários do SUS Contagem”, avaliou.