Com o objetivo de dialogar com a população, nesta segunda-feira (25/08), a prefeita Marília Campos, junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu com trabalhadores, conselheiros de saúde e moradores da região do Petrolândia para apresentar a proposta de utilização do imóvel do prédio antigo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.
A ideia prevê a implantação de uma UBS integrada tipo III, com três equipes de Saúde da Família, Farmácia Distrital, posto de coleta de exames laboratoriais e também o novo Distrito Sanitário Petrolândia. Além disso, a vocação da nova UPA, que será inaugurada em 2026, foi um dos temas debatidos.
A prefeita Marília Campos enfatizou a importância do diálogo e do planejamento das ações. “Nosso foco é planejar e garantir serviços de qualidade. Após esses avanços estruturais, nós precisamos melhorar também a gestão para garantir que as novas unidades, que a população vai receber na região, tenham bons gestores para ofertar mais saúde para todos os usuários. Esse é o nosso compromisso, trabalhar todos os dias para que a saúde fique melhor”.
Durante o encontro, o secretário de Saúde, Fabrício Simões, detalhou a proposta aos presentes e falou sobre os benefícios das alterações indicadas. “Com a construção da nova UPA Petrolandia, teremos um espaço mais moderno e adequado para atender toda a população. Lá nós vamos manter um atendimento de clínica geral, acordado com a população. Já no espaço antigo, vamos unificar vários serviços garantindo mais acesso e uma economia de, aproximadamente, R$ 350 mil por ano”.
Na oportunidade, os moradores, conselheiros e trabalhadores da saúde também foram ouvidos. Eles aprovaram o novo modelo, puderam sanar dúvidas e ainda elencaram algumas reivindicações para a região.
“Esse momento com a prefeita e com o secretário de Saúde foi muito importante, pois nos sentimos acolhidos por eles. Além disso, foi possível conhecer melhor a proposta, o funcionamento das unidades e tirar dúvidas. Com a participação efetiva da população, a gente consegue fazer um trabalho positivo para o Distrito e para o município”, revelou a conselheira de Saúde, Rejane Rocha.
A reunião contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Faria, do subsecretário de Comunicação, Rodrigo Freitas; do secretário de Governo, Pedro Amaral; do diretor da SSA, Eduardo Penna; e do administrador da Regional Petrolândia, Naldo Filho.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.