Na quarta-feira (27/8), a Prefeitura de Contagem realizará uma sessão solene em comemoração aos 20 anos da Política Pública de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia (Sana) que, pouco a pouco, foi se consolidando com conquistas e superação de desafios, garantindo mais dignidade às pessoas, principalmente às mais vulneráveis.
O evento acontecerá na Tenda do Encontro, na Praça Tancredo Neves, e reunirá autoridades, agricultores, servidores, representantes da sociedade civil, do Conselho de Segurança Alimentar e usuários dos serviços públicos da cidade.
Durante a abertura, serão exibidos vídeos e depoimentos que resgatam a história da política de segurança alimentar em Contagem, em uma verdadeira viagem no tempo que mostrará a trajetória de construção dessa política pública ao longo de duas décadas. Contagem, por exemplo, nos últimos anos, criou equipamentos importantes como o Banco de Alimentos; mais cozinhas comunitárias; o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf); revitalizou e modernizou os restaurantes populares, além das compras institucionais da agricultura urbana e familiar. Hoje, a cidade é referência nacional e internacional em políticas inovadoras que fortalecem a agricultura urbana, a participação social e a segurança alimentar.
Homenagens
Em seguida, serão realizadas homenagens a pessoas e instituições que contribuíram, e continuam contribuindo para a sua consolidação. Entre os presentes estarão a prefeita de Contagem, Marília Campos; o deputado federal Patrus Ananias; a ex-vereadora Letícia da Penha, gestoras e gestores municipais, conselheiros, agricultoras e lideranças comunitárias.
“Contagem é exemplo nacional de como políticas públicas de segurança alimentar podem transformar vidas e promover justiça social. Não celebraremos apenas números, mas a dignidade das pessoas que passam a ter direito à alimentação de qualidade”, destacou a prefeita Marília Campos em sua resposta ao convite de homenagem.
Comporão a mesa de abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius de Carvalho; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, José Willian da Silva; a subsecretária de Segurança Alimentar, Cida Miranda; além de representante da Câmara Municipal.
Trajetória da segurança alimentar
Na sequência, será realizada a mesa técnica “Vozes da Política”, que trará uma breve exposição sobre a trajetória da segurança alimentar, suas conquistas e desafios, além de relatos de agricultoras urbanas, trabalhadores dos Restaurantes Populares e das Cozinhas Comunitárias, representantes do Comsan, da rede socioassistencial e usuárias e usuários dos serviços. A proposta é dar visibilidade às diferentes perspectivas que compõem o sistema de segurança alimentar no município.
Atualmente, Contagem serve, diariamente, mais de 4.000 refeições em seus equipamentos públicos, sendo cerca de 1.600 gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar. O município fomenta a agricultura urbana e familiar, com mais de 40 unidades produtivas urbanas; realiza compras institucionais; desenvolve projetos de educação alimentar, como o “Vida Mais Saudável”, capacitação em agroecologia, a campanha “Desperdício Zero” e o Programa “Vida Doce Sem Açúcar”; além de mobilizar a sociedade em conferências e feiras. Além disso, o município tem reduzido o desperdício de alimentos por meio do Banco de Alimentos, que beneficia mais de 8 mil pessoas por semana e nos próprio restaurantes populares, com campanhas a cada 45 dias, por meio de conscientização visual e instrutiva.
Reafirmação do direito humano à alimentação adequada
Reconhecida nacional e internacionalmente, esta política alia segurança alimentar, justiça social e sustentabilidade ambiental, reafirmando o Direito Humano à Alimentação Adequada como eixo central do desenvolvimento local.
Essa trajetória já garantiu a inclusão de Contagem na Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa do Governo Federal, do Laboratório de Políticas Públicas Alimentares Urbanas (Luppa) e do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, reafirmando o papel do município como referência nacional e internacional.
“Mais do que uma comemoração, será um ato de colheita coletiva e de nova semeadura. Continuaremos construindo sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos, porque não há democracia em um país que não consegue alimentar sua população”, ressaltou a subsecretária de Segurança Alimentar, Maria Aparecida Miranda, que acompanha esta construção desde o início.
Encerramento
No encerramento da sessão solene, será servido um café com prosa, apresentando um cardápio diversificado de comidas e bebidas saudáveis, elaboradas nos diferentes equipamentos e serviços de segurança alimentar, como parte do programa municipal de educação alimentar, nutricional e agroecologia.
Com esse ato, Contagem reafirma seu compromisso com o fortalecimento de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, em cooperação nacional e internacional, por meio da construção de parcerias entre governos e sociedade civil, para ampliar e qualificar ações de promoção do direito à alimentação para todas as pessoas, especialmente para quem mais precisa.