Na sexta-feira (26/9), o teatro Padre D’Man, da PUC Minas Contagem, recebeu o Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, que reuniu especialistas e autoridades para discutir os impactos das mudanças climáticas e seus reflexos enfrentados pelo planeta.
A iniciativa, da Prefeitura de Contagem, reuniu cerca de 18 equipes de Defesas Civis do Estado, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, OAB Contagem, e Câmara Municipal e teve como meta promover o debate acerca de ações técnicas, científicas e sociais sobre os impactos das mudanças climáticas nos territórios urbanos e as estratégias de adaptação e prevenção aos desastres.
“O entusiasmo que carregamos por sermos Defesa Civil reflete muito bem
o que esse seminário transmitiu ao longo do dia. É importante
ressaltar que as mudanças climáticas, de acordo com os órgãos internacionais,
apontam que devemos mudar o nosso comportamento em sociedade
para assim termos um mundo melhor”,
José Rodrigues, subsecretário de Proteção e Defesa Civil
“Este seminário teve como objetivo discutir os desafios enfrentados pelo sistema de Defesa Civil diante das novas dinâmicas climáticas, destacando a importância da prevenção, da gestão integrada de riscos e da construção de cidades mais seguras e com resiliência”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Geraldo Vítor de Abreu.
Outros assuntos que permearam a reunião foi o fomento quanto aos discursos sobre estratégias já realizadas e das futuras possíveis intervenções que impactam positivamente na adaptação e preparação da sociedade. Dentro deste escopo está o foco na proteção da vida humana, preservação ambiental, cuidado com o patrimônio e na sustentabilidade urbana.

O teatro Padre D’Man, da PUC Minas Contagem, recebeu o Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, que reuniu especialistas e autoridades
para discutir os impactos das mudanças climáticas e seus reflexos enfrentados pelo planeta Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
Quem aproveitou bastante foram os alunos das escolas municipais Paulo Cézar Cunha, Carlos Drummond de Andrade e José Ovídio Guerra, que são oriundos do projeto de Defesa Civil nas escolas. “Pude aproveitar bastante o debate e acho que devemos falar mais vezes sobre meio ambiente nas escolas e como ajudar na preservação", destacou a aluna do 5ª ano da E.M. Carlos Drummond de Andrade, Elaine Pereira Silva.
Para complementar, foram realizadas quatro palestras com assuntos variados, como “Ações de Proteção e Defesa Civil frente às mudanças climáticas”, que abordou os desafios da implementação e do uso de novas tecnologias para a redução de riscos; e “As cidades e o Acordo de Paris: A importância da normativa climática local”, que trouxe uma discussão sobre legislação, regulamentações e compromissos assumidos pelas cidades no enfrentamento às mudanças climáticas.
Além delas, cita-se as outras duas: “Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e a construção de uma Contagem mais resiliente”, que apresentou reflexões sobre experiências e desafios na gestão de riscos municipais; e “Paradigmas e Desafios das Defesas Civis Municipais: Um olhar para boas práticas”, que promoveu um debate sobre estratégias locais e regionais que fortalecem a cultura de resiliência.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









