A Escola Municipal Maria Silva Lucas, na região Ressaca, sediou no último dia 4 de dezembro o evento de encerramento das atividades do programa “Juventude Cidadã 2025”. Iniciativa que tem fortalecido a participação de crianças, adolescentes e jovens na construção de uma cultura de paz e de prevenção à violência no município.
Criado para incentivar o engajamento estudantil em políticas públicas de segurança, o programa promove a aproximação dos jovens com ações educativas, culturais e sociais que auxiliam na prevenção de atos delituosos, no respeito às diversidades e na formação cidadã. A proposta também busca consolidar medidas que contribuam para a redução da violência escolar e para a promoção de espaços públicos mais seguros.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, destacou que o “Juventude Cidadã” tem como foco fortalecer a convivência nas escolas e nas comunidades, incentivando a prevenção à violência e ampliando a participação social e política dos jovens. Segundo ela, “a iniciativa também contribui para o desenvolvimento da representação juvenil e para a construção de relações mais respeitosas", disse.
“O Juventude Cidadã nasceu para promover harmonia no ambiente escolar e nas comunidades do entorno. Ele incentiva a participação ativa dos jovens e amplia a compreensão sobre cidadania e convivência.”
Secretária de Defesa Social, Viviane França
Instituído de forma integrada pelas secretarias municipais de Defesa Social; Educação; Cultura; de Esporte, Lazer e Juventude; e Direitos Humanos e Cidadania, o percurso formativo contemplou escolas da região Ressaca, sendo desenvolvido no 1º semestre na Escola Municipal Professora Maria de Matos Silveira e, no 2º semestre, na Escola Municipal Maria Silva Lucas – CAIC Laguna. Aproximadamente 60 estudantes participaram das atividades, distribuídas em 14 encontros realizados ao longo de seis meses.
“A participação no Juventude Cidadã mudou a forma como eu vejo a escola e a comunidade. Aprendi sobre respeito, convivência e como pequenos gestos podem evitar conflitos. As palestras e atividades me fizeram entender que nós, jovens, também fazemos parte da construção de um ambiente mais seguro e acolhedor. Hoje me sinto mais preparada para ajudar meus colegas e para fazer a diferença onde eu vivo”, finalizou a estudante Ana Julia Prado.
Durante o percurso, os alunos tiveram acesso a palestras, dinâmicas e visitas a espaços públicos, abordando temas como: desconstrução das violências estruturais e enfrentamento à violência contra a mulher, com a Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil de Contagem; atuação da Defesa Civil, riscos hidrológicos e geológicos e preservação ambiental; prevenção ao racismo, promoção da igualdade e respeito à pluralidade; saúde, comportamento e responsabilidade nas relações afetivas; uso seguro da internet, prevenção ao bullying e cyberbullying; noções de trânsito com a Transcon; cultura de paz no ambiente escolar, com a Patrulha Escolar da Guarda Civil.
Como parte das atividades finais, os estudantes participaram de um concurso de redação. As três melhores classificadas foram das estudantes, em primeiro lugar Flávia Oliveira Soares, em segundo Ágata Fonseca Venturini Paggio e em terceiro lugar Emanuelly Santos Ribeiro.
O próximo evento a ser realizado no dia 10 de dezembro, marcará a conclusão oficial do ciclo 2025 do Juventude Cidadã, na Escola Municipal Professora Maria de Matos Silveira, localizada na rua Iguaçaba 225, Vila Pérola.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.









