Os avanços na alfabetização de crianças e estudantes da rede municipal de educação de Contagem confirmam a efetividade das ações e investimentos promovidos pela Prefeitura, desde 2021, conforme aponta o Índice Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2025.
O índice é obtido a partir de avaliações realizadas nas escolas, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Ao todo, 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, em 5.450 municípios, participaram do estudo, a partir de avaliações estaduais realizadas em 2024.
Contagem foi destaque entre todos os municípios do país, alcançando índice de 69,05% das crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, em 2024. Em 2023, o índice foi de 53,7%, ou seja, houve um aumento de 15,35% de um ano para o outro.
O índice também representa que Contagem superou as metas de alfabetização previstas para 2024 (58,08%), 2025 (62,31%) e 2026 (66,36%). Desta forma, Contagem foi a cidade com o segundo maior avanço no Índice Criança Alfabetizada, dentre aquelas com mais de 500 mil habitantes, atrás apenas de Aracajú, capital de Sergipe.
Alfabetização em Contagem
Recentemente, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (PIPA). Uma das propostas do PIPA está o combate ao analfabetismo e o trabalho pela alfabetização na idade certa. Essa iniciativa demonstra uma continuidade aos esforços realizados pelo município, desde 2021, para garantir a alfabetização de crianças e estudantes da rede municipal de educação.
Vale relembrar que, em 2021, o mundo vivia uma pandemia que trouxe desafios, inclusive, à educação. As aulas remotas, sobretudo, transformaram a dinâmica da sala de aula para estudantes e professores. A Prefeitura, então, promoveu uma avaliação diagnóstica da rede, assim como uma série de investimentos para equipar escolas e professores com novos computadores, chips para celular, acesso à internet, cursos de capacitação e a produção de um documento orientador, chamado de ‘Trilha do Saber’, para auxiliar o atendimento remoto.
Com o retorno às atividades presenciais, em 2022, foram feitos novos investimentos na formação de professores para auxiliar na alfabetização de crianças e estudantes. Foi feita uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) que atendeu, até 2024, quase 800 professores em 103 escolas. Já a parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) atendeu 150 professores com estratégias pedagógicas de aprendizagem.
Prioridade para a alfabetização
Investir no acesso a tecnologias e qualificação profissional para professores foram fatores determinantes para se alcançar as metas de alfabetização da rede municipal de educação, garantindo o aprendizado de crianças e estudantes mesmo durante o ensino remoto.
Outro importante fator foi a atração de professores qualificados para a rede municipal de Contagem. Foram realizados concursos públicos para vagas efetivas e valorização de professores, com recomposição salarial (pagamento acima do piso nacional), estrutura e formação.
Também foram desenvolvidos projetos pedagógicos para públicos específicos, conforme a realidade e demanda de cada território da cidade, ampliação do tempo de permanência na escola e dos espaços educativos, com novas atividades esportivas, artísticas, culturais e de recomposição de atividades.
Então, em 2023, quando foi lançado o Índice Criança Alfabetizada, ao qual a Prefeitura aderiu imediatamente, já havia um compromisso do município e um conjunto de ações adotadas para a alfabetização dos estudantes.
Programa de reforço escolar
As estratégias para garantir a alfabetização e letramento na rede municipal de Contagem estão sendo ampliadas. Em 2025, com o PIPA, foi lançado o Programa de Reforço Escolar, que vai atender, num primeiro momento, mais de 2.400 alunos em 35 escolas.
A proposta é garantir a alfabetização na idade certa de estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. Serão 96 professores de português, matemática e alfabetizadores, em 179 turmas, com capacidade de atendimento de até 2.411 estudantes em horários flexíveis, conforme a capacidade de atendimento em cada território. A Prefeitura fará um investimento adicional de R$ 900 mil para garantir a realização do projeto.
Índice Criança Alfabetizada
O Indicador Criança Alfabetizada é construído a partir de uma avaliação aplicada pelos sistemas estaduais de ensino, com base em itens elaborados e cedidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O critério que define a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Alcançando essa pontuação, o estudante é considerado capaz de ler palavras, frases e textos curtos, identificar informações diretas em bilhetes, crônicas e trechos de contos infantis, além de fazer pequenas inferências em textos que combinam elementos escritos e visuais.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) tem como principal objetivo assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa também foca na recuperação da aprendizagem, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.
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