Na última quarta-feira (27/8), 44 estudantes de sete escolas da rede municipal de educação, premiados em olimpíadas de conhecimento nacionais em 2024, foram recebidos pela prefeita Marília Campos para um bate-papo. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal. Os estudantes foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada de Português (OP), na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF).
Durante o encontro, que também teve a presença de familiares dos estudantes, a prefeita reforçou a importância dos estudantes de Contagem participarem de olimpíadas voltadas ao crescimento intelectual. “Escola é lugar de aprender e é, por isso, que vamos estimular ainda mais as nossas escolas a participarem dessas competições em todo o Brasil, para que as pessoas aprendam mais e fiquem mais estimuladas a buscar respostas, a pesquisarem e a participarem cada vez mais”.
Para o secretário de Educação, Lindormar Diamantino, o envolvimento da comunidade escolar para o sucesso alcançado pelos estudantes foi fundamental. “Hoje temos aqui vários medalhistas. É muito importante essa participação e isso só é possível pelo envolvimento de toda a escola, da direção, professores, estudantes e familiares, em todo o processo. Se as medalhas estão chegando é fruto de muito esforço coletivo”.
Um dos destaques entre os medalhistas da rede municipal, o estudante Rafael Borher, da E.M. Maria Martins ‘Mariinha’, foi premiado em três olimpíadas diferentes: prata na OBA e na Jornada de Foguetes e ouro na ONC.
“Fiquei um pouco nervoso na hora de fazer as provas, em todas elas. Mas me preparei bastante e foi muito legal ver que consegui ganhar medalhas. Os professores me ajudaram bastante neste processo”.
Já a estudante Vitória Beatriz Paiva, medalhista de prata na OLITEF quando cursava o 9º ano na E.M. Hilton Rocha, em 2024, também descreveu sua experiência e sensação de gratidão com a premiação. “Sempre fui muito motivada pelos meus professores para fazer as olimpíadas. Fiz o ITF, foi a primeira vez. É fundamental esse apoio da escola, de nos envolver em situações novas e nos motivar a dar o nosso máximo”.
Outro medalhista da OLITEF foi Matheus Vitor Cabral, do ‘Mariinha’, que também destacou a influência dos professores. “Essas medalhas nos estimulam a estudar mais, a ganhar mais outras. Agradeço a escola que me ajudou a fazer as provas”, contou.
Estímulo à participação
Uma novidade anunciada pela prefeita Marília, durante o encontro, foi a organização de uma Olimpíada do Conhecimento de Contagem, a ser promovida pela Prefeitura em parceria com escolas e educadores. A diretora do ‘Mariinha’, Fernanda Carmelita, que teve 32 representantes dentre os medalhistas, destacou o envolvimento da escola nos projetos das olimpíadas. “Começamos em 2016 e estamos conquistando cada vez mais medalhas, fruto do nosso trabalho coletivo, com professores e com as famílias. As olimpíadas já estão inseridas na nossa proposta pedagógica, preparando os estudantes tanto para as olimpíadas como para o mundo externo, para entrarem em cursos técnicos, universidades e concursos”.
O professor de ciências do ‘Mariinha’, Leonardo Barbosa, relembrou quando a escola foi alvo de ataques neonazistas, em 2023, e como o coletivo da escola respondeu à comunidade escolar com projetos pedagógicos que ajudaram na conquista das medalhas e a resgatar o orgulho da escola. “Ano passado fomos a única escola pública na Jornada de Foguetes. Em 2025, são 3 grupos de duas escolas da rede”, celebrou.
Professor de matemática da E.M. Hilton Rocha, Ricardo Izabel, orientou seus alunos na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. “É gratificante poder celebrar nossos estudantes. Se a gente consegue plantar a sementinha na cabeça de uma parte deles, isso se transforma numa grande conquista para nosso país. O legado pode ser maravilhoso e trazer grandes benefícios do ponto de vista financeiro. Podem resultar em famílias que não vão mais se endividar e, ainda, conseguir lidar de maneira inteligente com dinheiro. Estou convicto que Contagem tem escola pública de qualidade”.
RELAÇÃO DE ESTUDANTES MEDALHISTAS DA REDE MUNICIPAL 2024
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG)
Olimpíada de Português (OP)
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF)