Estudantes do 2º ao 5º ano da rede municipal de educação de Contagem iniciaram nesta terça-feira (23/9), a Avaliação Contínua de Aprendizagem, teste que mede a escrita, leitura, matemática e fluência em leitura. As avaliações são parte do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ocorrem até o dia 3 de outubro para 21 mil estudantes de 63 escolas da cidade.
O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, destacou a mobilização de toda a equipe pedagógica para que Contagem tenha um sistema municipal de avaliação.
“Nossa equipe pedagógica tem trabalhado bastante nessas avaliações e,
desta forma, estamos criando nosso sistema municipal de avaliação,
que a cada dia vai tomando corpo até a gente fazer os dados históricos
das avaliações em todos os estudantes da nossa rede”.
Lindomar Diamantino, secretário de Educação
A política educacional, promovida pela Prefeitura de Contagem, está alinhada com os objetivos do CNCA, que é promover a alfabetização na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental.
As avaliações são elaboradas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são aplicadas pelos educadores da própria unidade escolar, previamente cadastrados, seguindo tutoriais de aplicação, correção e orientação.
O teste de fluência em leitura conta com um kit de aplicação composto pelo caderno de teste do estudante, caderno do aplicador, ficha de acompanhamento individual do estudante e aplicativo MEC Avaliação. O teste verifica precisão, velocidade e prosódia – ou seja, como o estudante se mostra quanto à fluência. Se o estudante se encontra com uma leitura fluente, ele se concentra em compreender o texto.
Alfabetização em Contagem
Recentemente, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa). Algumas das propostas do programa são o combate ao analfabetismo e o trabalho pela alfabetização na idade certa. Essas iniciativas demonstram continuidade aos esforços realizados pelo município para garantir a alfabetização de crianças e estudantes da rede municipal de educação.
Com o Pipa, foi lançado o Programa de Reforço Escolar, que vai atender, num primeiro momento, mais de 2.400 alunos em 35 escolas. A proposta é garantir a alfabetização na idade certa de estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. Serão 96 professores de português, matemática e alfabetizadores, em 179 turmas, com capacidade de atendimento de até 2.411 estudantes em horários flexíveis, conforme a capacidade de atendimento em cada território. A Prefeitura fará um investimento adicional de R$ 900 mil para garantir a realização do projeto.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O governo federal instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, considerando o princípio da promoção da equidade educacional e os aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero. O programa se efetiva a partir da colaboração entre os entes federativos e do fortalecimento dos meios de cooperação entre estados e municípios.
Índice Nacional Criança Alfabetizada
A avaliação do MEC, realizada em 2024, contou com a participação de 2 milhões de alunos de 42 mil escolas, em 5.450 municípios, e Contagem foi a segunda cidade brasileira com mais de 500 mil habitantes a apresentar maior avanço no índice de alfabetização.
Os avanços na alfabetização de crianças e estudantes da rede municipal, que superaram as metas nacionais, confirmam a efetividade das ações e investimentos da Prefeitura desde 2021. Um esforço contínuo que tem se traduzido em resultados impressionantes, destacando a cidade no cenário nacional, conforme aponta o Índice Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2025.
Contagem foi destaque entre todos os municípios do país, alcançando índice de 69,05% das crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, em 2024. Em 2023, o índice foi de 53,7%, ou seja, houve um aumento de 15,35% de um ano para o outro.
O índice também representa que Contagem superou as metas de alfabetização previstas para 2024 (58,08%) e 2025 (62,31%). Desta forma, Contagem foi a cidade com o segundo maior avanço no Índice Criança Alfabetizada, dentre aquelas com mais de 500 mil habitantes, atrás apenas de Aracajú, capital de Sergipe.