No final de agosto, a Prefeitura lançou o programa de ‘Reforço Escolar’, voltado a estudantes que não consolidaram os processos de alfabetização e letramento e aqueles com dificuldades nas disciplinas de português e matemática. Neste período, foram atendidos 1.859 estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental de 32 escolas da rede municipal de educação.
O Reforço Escolar faz parte do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (PIPA), da Secretaria de Educação (Seduc), que promove a permanência na escola, a qualidade do ensino, a equidade na educação e a aprendizagem dos estudantes. Para identificar a demanda real dos estudantes da rede, a Seduc realizou uma avaliação diagnóstica, que apontou aqueles estudantes não alfabetizados e aqueles que apresentavam defasagem em português e matemática.
Como resultado da avaliação, foram atendidos 885 estudantes em turmas de alfabetização e 974 estudantes em turmas de redução das defasagens. Eles foram atendidos por 57 professores, sendo 42 PEB 1, 9 professores de português e 7 de matemática. Os professores possuem experiência em alfabetização e letramento e atuam no regime de flexibilização ou prorrogação de jornada. Cabe destacar que o Reforço Escolar funciona fora do turno de matrícula do estudante, com horários dinâmicos, facilitando o acesso às aulas. A adesão às aulas também foi opcional às famílias.
Resultado Reforço Escolar 2025
Os resultados do programa de Reforço Escolar foram analisados conforme o acompanhamento dos estudantes no período de 27 de agosto a 3 de dezembro de 2025. Referente à análise dos grupos com defasagem, foi possível verificar um avanço de 49,50% dos estudantes em matemática e 31,21% em português, conforme demonstrado no gráfico abaixo:
.png)
Nos grupos de alfabetização, ou seja, daqueles estudantes que não são alfabetizados, o maior avanço foi dos estudantes de matemática, com 58%. O avanço em língua portuguesa foi semelhante ao avanço geral, sendo 24,58% e 24,40%, respectivamente. Outro destaque foi o avanço de 21,48% na fluência em leitura. Ainda, 5,79% dos estudantes do reforço escolar estão lendo e avançando, 18,68% atingiram hipóteses de leitura e 18,46% atingiram nível alfabético de leitura. Todos os dados podem ser conferidos na tabela abaixo:
.png)
Por fim, considerando os dados tanto do grupo de defasagem quanto do grupo de alfabetização, percebeu-se um avanço geral de 22,68% entre os estudantes do reforço escolar, como demonstra o gráfico a seguir:

A Prefeitura de Contagem reforça o compromisso com a aprendizagem e a alfabetização na idade certa para os estudantes da rede municipal de educação. Projetos como o Reforço Escolar serão ampliados para garantir que todos os jovens saiam da escola sabendo ler, escrever e realizar operações matemáticas.









