Com o intuito de garantir melhor qualidade de ensino, conforto e segurança aos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Contagem investe constantemente na melhoria da estrutura escolar. Um exemplo disso é a Escola Municipal Paulo Cezar Cunha, localizada no bairro Sapucaias, na região Petrolândia, que passou por uma revitalização completa nos últimos anos. Com investimentos que chegam a quase R$ 5 milhões, a escola, fechada em 2021, recebeu intervenções nos banheiros, salas de aula, quadra, setor administrativo, fachada, portões, biblioteca, sala vídeo, entre outros.
“Todas as salas foram reformadas e as instalações elétrica e hidráulica trocadas. A quadra, que antes era descoberta agora tem teto, garantindo que nem a chuva e nem o sol interrompam as atividades dos alunos. A escola toda recebeu pintura nova, as portas e janelas foram substituídas por mais modernas, além da implantação do sistema de prevenção e combate a incêndios”, explicou o engenheiro civil da Secretaria de Educação, Giltamar Pereira.

Acima é possível conferir o antes (foto 1) e depois (fotos 2 e 3) da quadra da escola, que foi totalmente reformada, recebeu nova pintura e telhado termoacústico - Fotos: Janine Moraes/PMC (1) e Adelcio Ramos/PMC (2 e 3)
“A escola realmente precisava dessa reforma. Hoje temos mais conforto e segurança. Um exemplo é a área da secretaria, que foi projetado e os pais não precisam atravessar a escola para chegar à diretoria. O acesso agora é individual e garante mais segurança aos alunos”, complementou a diretora da escola, Xênia Cruz. A diretoria também passou a contar com sofás, bebedouro e banheiros, proporcionando mais conforto aos pais e responsáveis em atendimento.
Durante a reforma, para garantir a segurança e não prejudicar o desenvolvimento escolar, os alunos foram transferidos para a E. M. Senador José Alencar, onde permaneceram até o início deste ano, quando retornaram à Paulo Cezar Cunha. A unidade, fundada em 2004, atualmente, possui 12 turmas e atende 336 alunos, do 5º ao 9º anos.

A escola passou por uma reforma completa e recebeu pintura interna e externa, novo telhado e instalações elétrica e hidráulica, entre outras intervenções - Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Como a escola ficou fechada por um longo tempo, a vice-diretora Stella Gontijo explicou que têm sido desenvolvidas ações para reforçar o sentimento de pertencimento, não somente dos alunos, mas também das famílias e da comunidade. “A gente tem trabalhado com os alunos para que se sintam pertencentes a escola. Estamos aqui de passagem. a escola é da comunidade, dos estudantes, que lutaram por ela”.
Aluna do 5º ano, Sofia Emanuele aprovou a reforma. “Eu gosto muito daqui. A gente pode brincar e fazer várias coisas no horário do recreio. As minhas irmãs já estudaram aqui, a escola mudou muito, a estrutura tá bem melhor!”.
Colhendo frutos
Os investimentos feitos pela Prefeitura, tanto na infraestrutura, como em ações de valorização dos professores e melhora da qualidade do ensino, estão dando frutos. Alunos da escola foram aprovados nos processos seletivos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Segundo os próprios jovens, as aulas de reforço ofertadas no contraturno escolar, com foco em português e redação, além de dicas e estratégias para um bom desempenho, repassadas pelos professores, foram essenciais para o resultado positivo.
Miguel Fernandes, 15, foi aprovado no IFMG e agradeceu à escola e aos professores. “A sala de reforço me ajudou muito. Na hora da prova, fui lembrando das coisas que foram ensinadas. Quero agradecer às professoras, que se dedicaram muito, prepararam as aulas para a prova e deram dicas fundamentais para minha aprovação. Valeu a pena ter escolhido estudar na Paulo Cézar”.
A vice-diretora, Stella Gontijo, contou que como a escola foi reaberta este ano, muitos chegaram de escolas diferentes, carregando suas inseguranças e expectativas. E que o intuito dos educadores foi de construir vínculos com os alunos e a comunidade. Mostrar que a escola está ativa, mesmo que recomeçando.
“A aprovação dos alunos é gratificante pois não é apenas um feito acadêmico, mas sim um símbolo poderoso de retomada. Mostra que mesmo diante das dificuldades seguimos buscando uma boa educação pública, que abre portas para os alunos. Esses resultados nos emocionam porque reafirmam que estamos no caminho certo”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









