Há 20 anos beneficiando a educação da rede municipal de Contagem. Assim é a parceria do Instituto Arcor Brasil com a Prefeitura, por meio dos projetos “Novo Olhar para os Espaços Escolares” e “Aprendendo com Prazer”. Voltados para escolas de educação infantil e ensino fundamental, respectivamente, oferecem recursos para desenvolverem seus próprios projetos com foco na aprendizagem e desenvolvimento de crianças e estudantes.
Nesta quinta-feira (9/10), na sede da Arcor em Contagem, foi celebrado o apoio a nove unidades de ensino, sendo sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e duas escolas municipais, cada uma recebendo o valor de R$12 mil para desenvolver os projetos previamente aprovados ao longo dos próximos 12 meses.
A prefeita Marília Campos destacou a parceria e o exemplo de responsabilidade social da empresa com o município.
“A Arcor é uma empresa centenária, instalada na nossa cidade há 27 anos. Há mais de 20 anos, ela tem compromisso com a nossa cidade, desenvolvendo projetos de responsabilidade social. É uma grande iniciativa, que essa experiência seja inspiradora para outras empresas de Contagem”.
Prefeita Marília Campos
A gestora do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, reforçou a parceria e os projetos que serão realizados nas escolas. “Desenvolvemos ações com foco na educação e no desenvolvimento integral das crianças. Hoje iniciamos novos projetos que serão desenvolvidos ao longo de 12 meses. Além do apoio financeiro também fazemos acompanhamento técnico e visitas. São excelentes iniciativas para ampliar o contato das crianças com a natureza, o movimento. Estamos muito felizes com essa parceria com Contagem”.
O secretário municipal de Educação, Lindomar Diamantino, afirmou a importância de parcerias como a realizada pela Arcor para enfrentar os desafios da educação. “A educação precisa de vários olhares e temos conquistado avanços importantes. Mas os desafios também são grandes e essas parcerias são muito importantes para nossas escolas, crianças e estudantes”.
Projetos
O programa “Aprendendo com Prazer” tem como objetivo incentivar a prática de vida ativa, alimentação nutritiva e vínculos saudáveis. Já o programa “Novo Olhar para os Espaços Escolares” tem o objetivo de ampliar o contato das crianças com a natureza e ressignificar os espaços internos e externos das escolas, para que se tornem mais potentes, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. Ao todo 24 projetos serão apoiados nos municípios de Contagem, Campinas, Bragança Paulista e Rio das Pedras, no estado de São Paulo.
A Escola Municipal Paulo César Cunha, no Petrolândia, foi uma das unidades que tiveram seu projeto “Eu Curto e Compartilho Vida Saudável” aprovado. A proposta da escola, que ficou por muito anos fechada para reforma, é revitalizar não apenas o espaço, mas a saúde alimentar, física e emocional dos estudantes, por meio de atividades externas, aproximação entre espaços e comunidade vizinhas à escola. A escola possui muitos espaços e busca dar sentido para eles, promovendo a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
Já o Cemei Lúcio de Abreu (Professor Orlando Diniz), na Sede, vai trabalhar com o projeto “Mundo Verde”. A escola promoveu uma assembleia com as crianças para que indicassem o que mais queriam mudar no local. Como a unidade passou por uma ampla reforma e muito da área verde original foi perdida, as crianças escolheram mais sombra e flores. Assim, o projeto da escola busca fazer o replantio de árvores frutíferas, inclusive com apoio da comunidade, que indicou os tipos de frutas e árvores que existiam ali.
Escolas e projetos aprovados
Novo Olhar para os Espaços Escolares:
Aprendendo com Prazer