A abertura da exposição “Trajetórias Criativas: Arte e Aprendizagem no Programa de Educação Integral”, nesta segunda-feira (15/9), na Secretaria de Educação, teve apresentações musicais, recital de poesia e grande participação de estudantes e familiares.
A exposição é fruto do trabalho elaborado por crianças e estudantes de 23 escolas participantes do Programa de Educação Integral, da rede municipal de educação de Contagem. São pinturas, vídeos, fotografias, maquetes e montagens que refletem os trabalhos desenvolvidos por agentes culturais, coordenadores de atividades educativas, tutores e professores nas escolas neste ano.
Para celebrar a abertura da exposição, a equipe da Seduc promoveu um grande evento que contou com a apresentação da Big Band da E.M. Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, sob orientação do professor Rafael Barbosa e da agente cultural Gisele Caetano.
Fotos: Fernando Dutra / Seduc
Também teve um grande recital de poesia dos estudantes da escola Audrei Consolação, coordenado pela professora Rosilene Nascimento.
Fotos: Fernando Dutra / Seduc
Os estudantes do Educarte Lucas Braga fizeram uma apresentação de tambores que marcou a abertura oficial da exposição.
Fotos: Fernando Dutra / Seduc
A exposição “Trajetórias Criativas” está instalada no hall da Seduc, na rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial, das 8h às 17h, até 16 de outubro.
Escolas participantes
Educarte Estação do Saber; Educarte Industrial; Educarte Lucas Braga da Cruz Ribeiro; Escolas Municipais Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa; Carlos Drummond de Andrade; Dona Gabriela Leite Araújo; Francisco Borges da Fonseca; Francisco Sales da Silva Diniz; Heitor Villa-Lobos; Hilda Nunes dos Santos; Joaquim Teixeira Camargos; José Lucas Filho; José Ovídio Guerra; Josefina de Souza Lima; Maria Silva Lucas; Professora Lígia Magalhães; Professora Maria de Matos Silveira; Professora Maria Olintha; Professor Ricardo Braz Gomes Barreto; Sandra Rocha; Sócrates Mariani Bittencourt; Sonia Braga da Cruz Ribeiro Silva; Maria do Carmo Orechio.
O Programa “Educação em Tempo Integral” objetiva fortalecer e ampliar o atendimento na perspectiva da Educação Integral na rede municipal de educação com a finalidade de desenvolver integralmente as crianças, estudantes e educandos em seus aspectos físico, cognitivo, cultural e socioemocional.
A organização da Educação Integral ocorre por meio de três modalidades de atendimento: no turno regular de aulas, promovendo a integração entre os componentes curriculares, projetos e práticas interdisciplinares; no contraturno em instituições educativas, os Educartes, e em instituições conveniadas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por meio de parcerias que assegurem os princípios da política pública educacional do município; e no contraturno nas unidades escolares, por meio da modalidade Jornada Ampliada Completa.
A Jornada Ampliada Completa oferta tanto ações de estudos orientados, com professores licenciados, quanto oficinas com agentes culturais de diversas áreas, como arte, cultura, tecnologia e comunicação, esporte e meio ambiente.