A Prefeitura de Contagem realizou, entre os dias 9 de julho a 27 de agosto, a campanha “Conexão Sangue Bom – o transporte do doador de Contagem”. A iniciativa mobilizou moradores interessados em doar sangue, oferecendo transporte gratuito até as unidades da Fundação Hemominas, localizadas em Betim e Belo Horizonte.
Ao todo, foram 191 inscrições e 132 doações efetivas, o que representa um número expressivo diante das dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos doadores. Considerando que cada doação pode salvar até quatro vidas, a iniciativa já contribuiu potencialmente para beneficiar mais de 500 pessoas.
Com o objetivo de ampliar os estoques de sangue do Hospital Municipal de Contagem (HMC), que atualmente opera em níveis críticos, a Prefeitura realizou a ação no município, facilitando o deslocamento dos potenciais doadores para Betim ou Belo Horizonte. A logística foi organizada de acordo com um cronograma por regiões, garantindo que todo o município fosse contemplado ao longo da campanha.
De acordo com o enfermeiro Flávio Souza, referência técnica da Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, o balanço da campanha foi positivo e mostrou o envolvimento da população de Contagem. “A nossa campanha tem o objetivo de minimizar o problema de desabastecimento de bolsas de hemocomponentes e hemoderivados nos serviços de saúde do município, para isso foram estabelecidas estratégias com a missão de fortalecer, de forma permanente e contínua, a prática de doação de sangue junto à população”.
Além de responder a necessidade urgente do sistema de saúde local, a iniciativa fomentou a cultura da doação voluntária e regular entre a população. A expectativa era ter o engajamento dos cidadãos e contribuir de forma significativa para reverter o cenário preocupante enfrentado pelo Hospital Municipal de Contagem (HMC).
Benefícios
A mobilização também trouxe outro ganho importante como a conscientização da população sobre a importância da doação regular de sangue. Muitos participantes da campanha demonstraram interesse em doar novamente, criando uma rede de solidariedade para ir além da ação pontual. A campanha "Conexão Sangue Bom" se tornou um movimento de empatia coletiva. A iniciativa inspirou diversas pessoas a fazerem doações por conta própria, comparecendo a uma unidade do Hemominas no dia e horário mais proveitoso. “O resultado até aqui é muito satisfatório. Tivemos uma repercussão positiva entre os doadores e, principalmente, o interesse deles em continuar participando. Isso mostra que a campanha cumpriu seu papel de despertar a consciência coletiva sobre a importância da doação de sangue”, ressalta Flávio Souza.
A Prefeitura reforça que a doação de sangue é segura, rápida e pode salvar muitas vidas. Todo o processo segue normas rígidas da Anvisa, com material descartável, ambiente esterilizado e triagem criteriosa, garantindo segurança ao doador e ao receptor. Com a experiência da “Conexão Sangue Bom”, Contagem dá um passo importante para consolidar políticas públicas que incentivem a doação voluntária e regular, fortalecendo os serviços de saúde e dando esperança de vida.
A doação de sangue, além de ser um ato solidário, é também uma ação essencial às pessoas num momento de necessidade, possibilitando salvar vidas.