A Prefeitura de Contagem intensificou as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti nesta semana, promovendo mutirões de limpeza em duas regiões. A mobilização ocorreu na quarta-feira (28/1), no bairro Jardim Eldorado, região Eldorado, e seguiu na quinta-feira (29/1) pelo bairro Vila Pérola, na Ressaca. Ao todo, as equipes recolheram 1.820 kg de inservíveis, eliminando potenciais criadouros do mosquito.
De acordo com o agente de Combate a Endemias (ACEs), Weverton da Silva, da região Eldorado, explicou que a mobilização começa antes mesmo da passagem dos caminhões.
“Nos dias que antecedem o mutirão, os ACEs visitam
as residências para orientar os moradores sobre a importância
do descarte correto e informar o cronograma da coleta.
Esta abordagem preliminar possibilita que a comunidade
se organize e deposite os itens inservíveis nas calçadas
no momento adequado. Lembramos que o mutirão de limpeza
é executado em áreas delimitadas, de acordo com o cenário
epidemiológico do município”.
Agente de Combate a Endemias (ACEs), Weverton da Silva
Durante a operação, o caminhão da limpeza urbana recolheu diversos materiais descartados pelos moradores, como vasilhas, garrafas, pneus, bacias e pias, objetos que, muitas vezes, passam despercebidos pela população, mas que representam um alto risco para a saúde pública ao se tornarem focos de proliferação de vetores de doenças.
Márcio Antônio, morador do bairro Eldorado há 60 anos, ressaltou que mesmo a Prefeitura fazendo a parte dela, os moradores também podem ajudar. “É ótimo a ação da Prefeitura, mas nós também temos que fazer a nossa parte e manter nosso quintal limpo”.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), os ovos de Aedes aegypti são extremamente resistentes e podem sobreviver por meses em ambientes secos, aguardando apenas a presença de água para se desenvolverem. Por isso, a retirada desses objetos do ambiente doméstico é fundamental, independentemente das condições climáticas.
Faça você mesmo!
A vistoria periódica nas casas deve ser um hábito semanal da população. Ações simples como manter calhas limpas, tampar tonéis e caixas d’água, colocar areia nos pratos de plantas e verificar ralos são essenciais para complementar o esforço do mutirão. Vale ressaltar que o serviço de mutirão é focado em objetos que acumulam água e não contempla a retirada de entulhos de construção, restos de poda ou móveis velhos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









