O mês de janeiro é marcado pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Há duas décadas, a data se consolidou como um símbolo da luta contra a transfobia no país, promovendo reflexões sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas voltadas à garantia de direitos e à promoção da cidadania das pessoas transgêneras.
Em Contagem, o Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz, conta com o Serviço de Assistência à Saúde Trans e Travesti (SASTT). O serviço ambulatorial é referência municipal e dispõe de uma equipe multiprofissional, além de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, oferecendo atendimento em psicologia, serviço social, endocrinologia, enfermagem e ginecologia.
Implantado em 2024, o SASTT tem como objetivo fortalecer a integralidade da assistência e a equidade, princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de seus dois anos de funcionamento, o serviço já realizou cerca de 1,4 mil consultas.
De acordo com a superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Júlia Diniz, em um país em que a expectativa de vida da população trans e travesti não supera 35 anos, é imprescindível a implementação de serviços capazes de acolher e ofertar saúde para esta população.
“O SASTT tem como principal objetivo reduzir as barreiras
de acesso aos serviços e ações em saúde, além de propiciar
um processo transsexualizador com orientação multiprofissional”
Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Júlia Diniz
A porta de entrada para o atendimento é a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do usuário, responsável pelo encaminhamento ao SASTT, conforme o protocolo assistencial estabelecido. O ambulatório funciona às quintas-feiras, das 13h às 17h, mediante agendamento prévio.
SASTT
Local: Centro de Atenção Especializada Iria Diniz
Endereço: Av. João César de Oliveira, 3620 - Novo Eldorado
Funcionamento: Quintas-feiras, das 13h às 17h (mediante agendamento prévio)









