Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma capacitação para inserção do Implanon (método contraceptivo hormonal de longa duração), voltada aos médicos de família dos distritos sanitários do município. A iniciativa foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Inconfidentes e contou com etapas teórica e prática, qualificando os profissionais para ampliar a oferta do método na rede pública.
Até então, o Implanon era disponibilizado de forma restrita e a inserção ficava concentrada em médicos ginecologistas. Com a nova diretriz do Ministério da Saúde (MS), o acesso foi ampliado para todas as mulheres entre 14 e 49 anos, representando um avanço importante na política de planejamento familiar do município.
Com a capacitação dos médicos de família, o atendimento passa a ser descentralizado, tornando o acesso mais ágil e próximo das usuárias. A ampliação do serviço está prevista para começar a partir de fevereiro.
“Contagem é um dos primeiros municípios da região
metropolitana e de Minas Gerais a iniciar os treinamentos
e as inserções desse método, que é altamente eficaz e seguro.
Essa iniciativa amplia os objetivos do planejamento familiar
e representa um grande avanço para a saúde
reprodutiva das mulheres”.
Referência técnica do Núcleo de Saúde das Mulheres, Crianças e Adolescentes, Gabriela Chimbida
A iniciativa amplia as possibilidades de escolha das mulheres no planejamento reprodutivo, com acesso aos diferentes métodos contraceptivos disponíveis no SUS Contagem.
“A mulher contará com um profissional de referência
dentro do seu distrito ou até mesmo na própria UBS,
capacitado para realizar a inserção do dispositivo,
assegurando o acesso ao método. É um grande avanço,
que garante o planejamento reprodutivo com autonomia
para decidir por este ou por qualquer outro método disponível”.
Médico de família e gestor da clínica do distrito Sede, Rafael Casal.
Durante a capacitação, algumas usuárias foram previamente agendadas para a inserção do dispositivo. J. M., de 35 anos, aguardou para realizar o procedimento e comemorou a ampliação do acesso. “Essa ampliação é ótima. Eu estava muito ansiosa para colocar, queria há bastante tempo. Agora que ficou disponível, vim colocar e estou só aguardando”, relatou.
O município já ofertava o Implanon desde 2023, por meio de emenda parlamentar, voltado a mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Entre os critérios estavam mulheres em situação de rua, com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas, transtornos mentais, extrema pobreza, multíparas que não desejavam realizar laqueadura, além de mulheres vivendo com HIV/Aids, tuberculose em uso de aminoglicosídeos, em uso de talidomida, trabalhadoras do sexo e puérperas com comorbidades de alto risco.
Dessa forma, as mulheres contempladas com a ampliação do serviço e interessadas no método devem procurar a UBS de referência para agendar a consulta de planejamento familiar e receber as orientações necessárias para os encaminhamentos.









