Na volta do feriado prolongado, crianças e estudantes da rede municipal de educação retomam, nessa segunda-feira (20/10), às atividades com quadro de professores completo, merenda de qualidade e uma política pedagógica municipal que prioriza a aprendizagem e a alfabetização na idade certa.
Em visita à Escola Municipal Otacir Nunes, na Regional Sede, a Prefeita Marília Campos reforçou a importância do diálogo com os educadores e das ações em benefício das crianças e estudantes. A escola atende 530 alunos da educação infantil e ensino fundamental.
“É muito bom visitar a escola, esse bate papo é fundamental.
A gente não só conhece mais da escola, mas vê que as medidas
adotadas são muito importantes para que as nossas crianças
sejam alfabetizadas na idade certa e gostem mais da educação no nosso município”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Em conversa com a diretora da unidade, Adriana Aparecida de Aquino, foram apontados os impactos do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa), inclusive quanto à importância da merenda escolar na participação do programa.
“Temos muitos desafios na alfabetização e o Pipa vem, justamente, para sanar esse problema. Ele muda o olhar e a postura da criança com a escola. Os pais gostaram da proposta e a oferta do almoço foi importante para garantir a presença dos estudantes no reforço escolar”, disse a diretora. “O menino que não aprende a ler e escrever acaba indo embora da escola”, reforçou Marília.
Adriana também destacou a participação da equipe da escola para o sucesso dos projetos.
“Hoje a escola tem toda uma estrutura para fazer o atendimento,
nosso quadro de professores está completo e fazem um trabalho fantástico.
Temos um projeto antirracista que é referência. A gente faz um trabalho
para que a comunidade se sinta acolhida dentro da escola”.
Adriana Aparecida de Aquino, diretora da E.M. Otacir Nunes
Uma das ações previstas no Pipa é o Programa de Reforço Escolar que visa combater o analfabetismo e promover a alfabetização na idade certa. “O Pipa vai além do reforço, ele vai trabalhar a alfabetização, a aprendizagem. Ele incentiva que as crianças estejam na escola e estejam aprendendo”, apontou o secretário de Educação, Lindomar Diamantino.
Marília conheceu a ‘Sala Baobá’ da escola, um projeto de debate étnico-racial, desenvolvido na unidade. O fortalecimento de uma educação antirracista é uma diretriz que temos feito questão de colocar em prática em toda a rede municipal.
“A merenda é essencial”
As escolas de Contagem contam com uma merenda saudável e nutritiva, organizada por nutricionistas e que atendem todas as necessidades nutricionais das crianças e estudantes. Além disso, com a implantação do Pipa, os estudantes participantes do programa também recebem alimentação saudável.
“O desjejum é a principal alimentação dos meninos da manhã, a maioria vem sem o café da manhã, sabem que aqui é garantido. A merenda também é essencial, tanto que no Pipa a gente se preocupou na oferta desse almoço para que a gente garantisse a presença da criança. É uma merenda muito bem feita e é a primeira coisa que as crianças perguntam quando chegam: o que tem na merenda hoje?”, explica a diretora Adriana.
Mais participação da comunidade
Durante a visita à E.M. Otacir Nunes a prefeita Marília Campos reforçou a importância da participação da comunidade na rotina escolar. Ela também se comprometeu a atender a demanda da escola por uma reforma da quadra, que vai permitir a presença das famílias e vizinhança na unidade.
“Já orientei nossa equipe para realizarmos essa reforma da quadra, que além da atividade esportiva da escola vai ser para uso da comunidade aos fins de semana”, destacou Marília.









