Aproximadamente 13 mil estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação realizarão, entre os dias 20 e 31 de outubro, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), promovidas pelo Ministério da Educação (MEC).
A avaliação do Saeb é uma ferramenta essencial para compreender o nível de aprendizagem dos estudantes, identificando avanços, desafios e caminhos para melhorar a educação no município e em todo o país. O Saeb também é um instrumento que permite fortalecer políticas públicas e práticas pedagógicas mais justas e eficazes.
As provas serão aplicadas no turno de matrícula dos estudantes. Em Contagem, até 4.873 estudantes do 2º ano devem participar da avaliação. A participação deles é por amostragem, conforme definido pelo MEC. Todos os estudantes do 5º ano (4.635) e do 9º ano (3.970) vão realizar a avaliação. Ao todo serão 67 escolas e quatro anexos da rede municipal participando do Saeb.
Serão aplicadas provas de português, matemática e ciências. Além disso, os estudantes também responderão a um questionário socioeconômico. Os estudantes terão 2h para realizar as provas de cada componente.
A divulgação dos resultados preliminares está prevista para julho de 2026 e, após possíveis recursos, o resultado final deve ser divulgado em 28 de agosto de 2026.
Envolvimento dos estudantes
Para fortalecer o envolvimento dos estudantes na avaliação, a Secretaria de Educação de Contagem buscou promover diversas ações de engajamento com as escolas, como a gravação de vídeos e murais interativos. Outra ação foi a oferta de um cardápio diferenciado para a merenda nos dias de aplicação das provas, escolhido pelos próprios estudantes, que podiam optar entre estrogonofe, feijão tropeiro, feijoadinha, canjica e mingau de chocolate.
Na Escola Municipal Otacir Nunes, na Sede, a opção do estrogonofe “ganhou de lavada”, segundo a diretora da unidade, Adriana Aparecida de Aquino. Na escola, serão 150 estudantes do 5º e 9º ano que vão participar da avaliação do Saeb. “Eles estão muito animados, viram a mobilização nas redes sociais e perguntaram se eles iam fazer também, querem muito participar. Na semana passada tivemos o interclasse e os estudantes do 9º ano fizeram um bandeirão do Saeb e os do 5º, inscreveram 'Saeb' na testa. Está sendo muito bacana”, disse a diretora.
Adriana também destacou a importância da avaliação para o reconhecimento dos estudantes e da própria escola. “É essencial para que eles se sintam pertencentes ao sistema”, disse.
Avaliação do Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, promovidas pelo MEC. Por meio dele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Os questionários são aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada. Eles refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
*Com informações do MEC
Impactos do Saeb
Os resultados das avaliações do Saeb têm impacto significativo tanto na definição de políticas públicas para a educação quanto na destinação de recursos para os municípios. Eles impactam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), possibilitando a elevação de recursos destinados à escola.
Também permite conhecer de forma precisa o desempenho e as características da escola, servindo de base para diagnósticos pedagógicos, bem como na orientam a criação e o aprimoramento de políticas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. O Saeb permite identificar vulnerabilidades regionais e estabelecer metas específicas por território. Também podem gerar melhorias efetivas nas políticas públicas, promovendo equidade e avanços na educação nacional. As notas do Saeb têm impacto no Valor Aluno Referência (VAR), quanto maior a nota obtida maior serão os investimentos na rede.









