Os moradores do bairro Santa Maria, na região Industrial, se reuniram com representantes da Prefeitura de Contagem na igreja Moryah, na noite dessa terça-feira (23/10). Em pauta, as obras da bacia de contenção B5A e outras melhorias que consideram necessárias para a região. A gestão municipal aproveitou a ocasião para fazer dois anúncios importantes: a construção de um novo Cemei, desejo antigo da população, e a revitalização da praça da av. Arterial, obras que devem começar já no próximo ano.
“Nós viemos aqui para ouvir os moradores, dialogar sobre as demandas e
também fazer anúncios importantes. O primeiro deles é a construção
de um novo Cemei, com obras previstas para começar no segundo trimestre de 2026
e que vai ser muito importante para a educação das crianças do bairro. Além disso,
vamos dar início à revitalização da praça Arterial, que vai voltar a ser um espaço de
encontro e convivência mais bonito, agradável e seguro para as pessoas”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
O Cemei Santa Maria terá capacidade para um total de 376 crianças, divididas em dois turnos, seguindo o desenvolvido para o Programa “Proinfância”, do governo federal, com investimento previsto de R$ 7,3 milhões, custeado com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O projeto da unidade, que será destinada ao atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, está pronto e a licitação para a contratação da empresa que fará a obra já foi publicada. As obras devem começar após o período de chuvas, em março de 2026.
Foi apresentado, também, o projeto para revitalização da praça Arterial, que já estava prevista para ser executada após o fim das obras da bacia B5A. Com a reforma, o local deve contar com mais acessibilidade, pista inclusiva, brinquedos reformados, academia de calistenia, bicicletário, bancos acessíveis e áreas arborizadas, tornando-se um ponto de encontro da comunidade. As obras também devem ser iniciadas em março de 2026.
Fim das obras na bacia B5A
Ainda durante o encontro, os moradores do bairro Santa Maria foram informados de que a construção da bacia B5A, que fica na avenida Arterial, está concluída. Segundo a representante da secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Cárites Rodrigues, falta finalizar apenas a pavimentação no entorno, o que deve ocorrer já na próxima semana, além de serviços complementares de urbanização, como meio-fios e sarjetas, com previsão de término ainda em novembro.
“Esta foi outra boa notícia que trouxemos, que está chegando ao fim
as obras da bacia de contenção, feita pelo governo estadual e que
é essencial para drenagem, mobilidade e qualidade de vida das famílias
do Santa Maria e bairros vizinhos nos períodos de chuva. Tratamos também
com a Copasa sobre a questão do esgoto que era jogado no córrego e que
já está sendo resolvido, contando, também, com o compromisso de que
o curso d’água seja limpo pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
nos próximos dias também”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
.jpg)
Os moradores do bairro Santa Maria, na região Industrial, se reuniram com representantes da Prefeitura de Contagem na igreja Moryah, na noite dessa terça-feira (23/10)
Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
Os moradores presentes na reunião aproveitaram o momento para apresentar outras demandas, entre elas algumas mudanças e intervenções para melhorar o trânsito nas ruas do bairro. Uma nova reunião com a Transcon foi agendada para 11 de novembro, às 19h, também na Igreja Moryah, para apresentação do estudo de trânsito da região e discussão da reorganização do fluxo viário local.
“Esses avanços refletem o diálogo permanente com a população, que nos ajuda a planejar e priorizar ações conforme as necessidades de cada território. É assim, com escuta e trabalho diário, que construímos uma Contagem mais humana e acolhedora”, concluiu Marília Campos.
Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Ricardo Faria; os secretários Rômulo Perilli (Obras), Lindomar Diamantino (Educação) e Renata Gomes (Serviços Urbanos); o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, a administradora do Industrial, Mara de Castro; a representante da Copasa, Ana Paula Pereira; da Seinfra, Cárites Rodrigues; da empresa Pórus, Gustavo Albuquerque; o vereador Vinicius Faria e pastor Elias Moryah.
Com a palavra, a população!
Cida Rodriguez, que é comerciante e mora no bairro há 28 anos, não escondeu a alegria em ver a obra finalizada. “A finalização dessa obra para nós é uma maravilha porque vai acabar com as enchentes, e ainda vai deixar a praça linda novamente para a gente. E tem, também, a escola para as crianças. Eu criei meus filhos aqui desde que nasceram e, agora, outras crianças, inclusive meus bisnetos, vão poder usufruir dessas melhorias”, afirmou.
Cláudia Estevão Roberto, que mora no bairro há 25 anos e já fez parte do Conselho Regional Industrial, reforçou a importância da participação popular para alcançar melhorias. “Tudo que nós temos conseguido aqui é porque nós, os moradores, temos ido constantemente na regional. A gestão tem escutado a gente, mas o que nós precisamos é de ter essa participação efetiva de todos. Por isso, eu peço que liguem na regional, que é o canal que nos escuta. Aproveito para agradecer também a prefeitura, que tem esse cuidado de colocar regionais, que ela é um ponto de diálogo muito importante para nós moradores”, reforçou.









