Na sexta-feira (19/9), foi realizada a segunda reunião do Colegiado Intersetorial de Abordagem Social à População em Situação de Rua (CIAS-PopRua), que contou com a participação de diversas secretarias municipais e administrações regionais. Esse encontro, por sua importância, será realizado semanalmente, reforçando o compromisso da gestão em construir políticas públicas integradas para a garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida das pessoas que, rotineiramente, precisam dormir e viver sob calçadas, marquises ou outros locais que fogem à dignidade.
Participaram da reunião membros das secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar (SMDSSA), Administração (Sead), Saúde (SMS), Governo (Segov), Defesa Social (Seds), Desenvolvimento Urbano (SMDU), Serviços Urbanos (SMSU), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Educação (Seduc), Mulher e Juventude (SMUJ) e Trabalho e Geração de Renda (Setger), além da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Secretaria-Geral (SG) e dos administradores regionais.
O colegiado foi instituído pelo decreto municipal nº 1.663, e atualizado pelo decreto nº 1.681, de 18 de setembro de 2025. Seu objetivo é articular, de forma intersetorial, as ações e demandas relacionadas à população em situação de rua, integrando esforços de diferentes áreas do governo municipal. O secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, falou sobre a importância da criação do colegiado:
“Tudo o que envolver a população em situação de rua, do ponto de vista de ações intersetoriais,
será decidido estrategicamente e em conjunto, sempre respeitando a competência de cada secretaria.
O colegiado é apenas uma forma de atuarmos de maneira mais efetiva, estratégica e eficaz,
evitando desperdícios de recursos futuros, sejam eles financeiros ou humanos”.
Marius Carvalho, secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar
Durante esta reunião, foi reforçada, ainda, a importância da cooperação entre secretarias e regionais, sobretudo em um cenário de restrições orçamentárias e de crescente complexidade social. Também ficou definida a escolha de representantes de cada secretaria para compor o colegiado, cujos nomes serão divulgados no próximo encontro.
A Prefeitura de Contagem reafirma, com esta ação, o compromisso da gestão atual em consolidar políticas públicas humanizadas, integradas e sustentáveis, voltadas à inclusão social e ao respeito à dignidade da pessoa humana.