Ações do cotidiano podem trazer impactos ambientais profundos para a sociedade, sejam para o bem ou para o mal. Por isso, professores e professoras da rede municipal de educação de Contagem participaram de uma formação para que sejam replicadores de boas práticas ambientais nas escolas, influenciando colegas, estudantes e toda a comunidade escolar.
No início de outubro, educadores da rede municipal estiveram no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) onde participaram do primeiro processo formativo, uma oficina de educação financeira e climática. A formação é realizada pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura de Contagem por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Seduc.
Na formação, os professores trabalharam com um livro didático que possui uma linguagem acessível e de fácil memorização, que permite ser replicada aos estudantes. Segundo o representante do ICLEI para Minas Gerais, Thiago Grego, o uso de linguagem simples “é uma forma de começar a fazer pequenas mudanças que o estudante pode levar para toda a vida”.
Para a professora de Ciências, Maria do Carmo Florêncio, da Escola Municipal Ápio Cardoso, em Vargem das Flores, a iniciativa proporcionou o envolvimento da comunidade escolar em projetos socioambientais que serão construídos a partir da realidade e demanda de casa escola.
“Estamos plantando uma sementinha na questão da sustentabilidade, coleta seletiva e consciência ambiental. Acredito que estamos no caminho certo. O curso foi interessante, pois vem nos permitindo “linkar” a questão financeira com os projetos de sustentabilidade que estamos trabalhando na escola”, contou.
Para a diretora de Educação Ambiental da Semad, Thamires Diogo, a parceria da Prefeitura com o ICLEI tem proporcionado um “avanço significativo na criação de políticas públicas para o enfrentamento às mudanças climáticas”.
Thamires também destacou o envolvimento de professores no processo. “A oficina para os professores é uma ferramenta de difusão dos conhecimentos para o desenvolvimento sustentável. Foi de grande importância a participação deles”.
Meio ambiente em Contagem
A parceria do ICLEI com a Prefeitura de Contagem também contribuiu para a elaboração de dois importantes instrumentos estratégicos que norteiam as ações ambientais do município: o Plano Local de Ação Climática (PLAC) e o Programa de Transição Energética de Contagem (PTEC).
O PLAC é o principal instrumento de planejamento climático do município. Ele define metas concretas para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e propõe ações de adaptação às mudanças climáticas, com foco na justiça climática, resiliência urbana e proteção ambiental. Entre suas diretrizes, está a promoção da eficiência energética em equipamentos e edifícios públicos, bem como o incentivo ao uso de energias renováveis — como é o caso da energia solar.
Já o PTEC tem como objetivo orientar a transformação da matriz energética municipal, priorizando fontes renováveis, tecnologias limpas e soluções inovadoras. O plano estabelece metas de curto, médio e longo prazo para ampliar a participação da energia limpa no consumo do setor público, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover o uso consciente da energia elétrica em todas as esferas da administração municipal.
ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em 12 países.
O representante do ICLEI, Thiago Grego, também destacou que as ações no município buscam trazer o debate regional de assuntos que são discutidos internacionalmente. “Contagem está fazendo um trabalho de trazer essa discussão para o nível do cidadão, levando para os professores, que levam para os estudantes e eles para as famílias. A lógica é pensar global e agir local. É por meio da escola e da educação que a gente gera impacto futuro”, afirmou.