“É essa relação de aproximação entre a Prefeitura, os conselheiros e a população que constrói uma relação democrática, de diálogo, cidadania e consciência da cidade", afirmou a prefeita Marília Campos sobre a importância da participação popular, durante a última reunião da gestão 2023-2025 dos conselheiros regionais. O evento, que aconteceu ontem, segunda-feira (6/10), na tenda da Prefeitura de Contagem, foi um momento de agradecimento, prestação de contas e integração entre o poder público e os oito conselhos regionais.
A reunião marcou o fim da segunda gestão dos conselhos regionais, apresentando o resultado do trabalho realizado, além de incentivar e divulgar sobre o processo eleitoral para o terceiro mandato, que começará no dia 13/10. Essa continuidade dos conselhos regionais, um dos instrumentos do Sistema Municipal de Participação Popular e Cidadã, é instituída e consolidada pela lei n° 5443 de 2023, que garante que esses espaços e canais de diálogo permaneçam, tornando-se patrimônio da cidade, independente da gestão.
Durante o evento, a prefeita Marília Campos ressaltou o quão fundamental é ter esse direito garantido e respaldado na legislação, contribuindo para que essa estrutura seja permanente.
“Com a institucionalização dos conselhos regionais, da participação popular, podemos garantir que isso não seja o compromisso de apenas uma gestão, mas sim uma política aprovada em Contagem para ser implementada por quaisquer governos. Isso é fundamental, porque são as vozes dos conselheiros e da população que tem orientado a Prefeitura a executar políticas públicas mais eficientes e que dialoguem com as reais necessidades dos moradores. Por isso, sou grata a cada conselheiro e conselheira que contribuiu para fazermos de Contagem uma cidade melhor para todos.”
Prefeita Marília Campos
Foram 342 conselheiros eleitos para dois anos de mandato, com mais de 48 encontros realizados, no qual o conselho pode debater, votar e escolher obras para serem executadas na sua região. Entre as conquistas alcançadas, destacam-se as 44 intervenções já finalizadas e entregues à população, das 68 aprovadas, que equivale a 65% do total das obras, que somam um investimento de mais de R$17 milhões.
O secretário-geral Pedro Amaral, que liderou a Secretaria de Governo e Participação Popular ao longo de toda a atual gestão do Conselho Regional, reiterou os avanços e inovações conquistados durante o segundo mandato dos conselheiros. “Contamos com um processo eleitoral muito rico, com mais de 10 mil votantes, e reuniões com debates sobre o monitoramento das intervenções escolhidas pela própria comunidade, saúde, educação e assistência social, além de formações sobre a recém-criada Política Municipal de Participação Popular e Cidadã. Foi neste segundo mandato que aplicamos a experiência de estabelecer um conselho deliberativo e não apenas consultivo. Essa inovação foi um sucesso, com entregas de grandes obras nas oito regiões da cidade e um reconhecimento muito grande do governo federal e de outros municípios do Brasil. É com muita satisfação que estamos encerrando esse ciclo e com empenho em fazermos ainda mais na terceira gestão,” concluiu.
O novo processo eleitoral para o biênio 2025-2027, que iniciou-se em setembro com a abertura das inscrições de maneira virtual, está com todas as informações disponíveis na Plataforma Decide Contagem. As plenárias eleitorais serão entre os dias 13 de outubro e 19 de novembro, abertas para toda a população, nas oito regiões da cidade. Você pode conferir o cronograma completo, clicando aqui!
Também estiveram presentes na reunião os vereadores Arnaldo Oliveira, Adriana Souza, Moara Sabóia, Fatinha do Manancial e Carol do Teteco; além do secretariado da Prefeitura e dos oito administradores regionais.
Cidadania e diálogo fortalecem a participação popular
Para Nismar Ferreira, conselheira regional Nacional, cada conquista alcançada representa um esforço conjunto dos conselheiros, lideranças comunitárias e equipe da Prefeitura. “Lá no Xangrilá, que é a região onde eu moro, foram tantos avanços que eu me emociono ao lembrar. O bairro era ‘largado’, não tínhamos um olhar da gestão pública para nossa comunidade e, com esse novo olhar da Prefeitura, pudemos não só alcançar melhorias, como atuarmos juntos para sermos ouvidos. É muito mais do que as obras entregues, é sobre um governo que enxerga a população. Fomos contemplados por obras que resolveram nossos problemas com alagamento, além do asfalto novo, da construção da escadaria e muito mais. Nós, moradores, realmente só temos a agradecer,” finalizou Nismar.
A conselheira Maria Aparecida Ferreira, da região do Petrolândia, se emocionou ao falar sobre o trabalho em conjunto com a equipe técnica da Prefeitura e a comunidade local do seu bairro. “Com muito orgulho que estou aqui hoje, neste evento maravilhoso para concluir uma gestão de muito trabalho e esforço. Na minha região, a realidade dos moradores se transformou. Foram tantas conquistas maravilhosas, a obra de drenagem, a construção da escadaria no bairro Beija-flor, a iluminação na rua das Rosas, o asfalto novo… Realmente só tenho a agradecer e espero que os novos conselheiros que virão continuem esse legado de compromisso, dedicação e muito diálogo.”
O conselheiro regional Ressaca, Rodney Milke, orgulhou-se ao lembrar de toda a sua trajetória como membro do conselho e afirmou que foi uma oportunidade transformadora. “Foram tantas obras e ações importantes que aprovamos e acompanhamos pelo conselho, que só foram possíveis graças a parceria entre a Prefeitura, os conselheiros e a administração regional. Essa foi uma oportunidade única para mim, pude experienciar um verdadeiro exemplo de gestão participativa, com responsabilidade e cidadania. Sou muito grato e tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história,” ressaltou ele.
Encontrou reuniu conselheiros das oito regiões, que tiveram a oportunidade de debater e escolher, entre os anos de 2023/2025, obras para sua região. Foto: Adelcio Ramos/PMC