A Prefeitura de Contagem tem estimulado as escolas da rede municipal de educação a utilizarem a arte e a cultura na melhoria da aprendizagem de crianças e estudantes. Uma das formas de explorar esse potencial artístico é por meio das mostras de arte.
A E. M. Professora Maria Martins “Mariinha”, no bairro Tropical, realizou a oitava edição de sua “Mostra de Arte”. O evento, já tradicional na comunidade escolar, teve como tema, dessa vez, a artista Anita Malfatti, referência do modernismo brasileiro.
A exposição deu nome ao espaço artístico e buscou resgatar o legado da pintora, cuja obra marcou o início do século 20. Os estudantes produziram releituras das obras de Malfatti, inspirados por sua estética e linguagem visual.
Entre os destaques da exposição da escola está a versão tridimensional da pintura “O Farol”, apresentada em 3D. A peça chamou atenção pela riqueza de detalhes e representação da contribuição da artista para a arte moderna no Brasil.
Para a diretora da escola, Fernanda Carmelita, o evento reafirmou o compromisso com a “valorização da cultura e da criatividade, promovendo experiências que conectam passado e presente”.
A estudante Ana Júlia Rodrigues, que teve um quadro exposto, afirmou que atividades como essa “incentivam a criatividade” dos estudantes.
O professor José Geraldo Campos, conhecido como Zeca, destacou a importância do projeto: “Além de resgatar a história de uma grande artista brasileira, conseguimos fomentar o dom artístico de cada estudante. Foi emocionante ver como eles se expressaram. Tivemos trabalhos extraordinários”.
A organização da mostra teve o apoio dos professores de artes, José Geraldo Campos, Tatiane Freitas, Sheila Reis, Andreia Ribeiro, Eliane Ribeiro e Marcos Alves Barroso.
Quem foi Anita Malfatti?
A pintora Anita Malfatti nasceu no dia 2 de dezembro de 1889, em São Paulo. Falecida no dia 7 de novembro de 1964, estudou no Museu Real de Artes e Ofícios, na Alemanha, em 1914 e, em 1915 e 1916, na Arts Students League of New York e na Independent School of Art, nos Estados Unidos.
Anita foi uma grande expressão artística brasileira e participou da Semana de Arte Moderna de 1922, uma manifestação artístico-cultural que ocorreu em São Paulo e reuniu diversas apresentações de dança, música, poesias, pintura e escultura, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.
Entre as grandes obras da artista está “O Farol”, explorado pelos estudantes da E.M. Maria Martins ‘Mariinha’. Este trabalho é uma tela expressionista de 1915 e foi pintada na ilha de Monhegan, nos EUA, durante o período em que estudou com Homer Boss, junto a uma influência pelas cores vibrantes de Van Gogh.