Entre fazendas, parques e lendas urbanas, o Nacional se destaca como uma das mais importantes regiões da cidade de Contagem, misturando o verde e o patrimônio histórico, às tradições e aos equipamentos públicos. Em comemoração aos 114 anos de emancipação política da cidade de Contagem, a Prefeitura percorre a história da região que surgiu a partir do loteamento de uma fazenda na década de 50 até a entrega de empreendimentos públicos, que influenciam no desenvolvimento econômico e social da região.
História de um passado rural
Tracejando o limite que divide Contagem e Belo Horizonte está o Nacional, região que desponta como um importante polo verde do território contagense. Assim como boa parte da cidade, a região tem um passado agrícola e surgiu a partir do loteamento da fazenda Gangorra, em meados da década de 50. O processo de construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha também foi um importante fator que estimulou a urbanização da região, haja vista que muitos dos moradores que habitavam o entorno, do que hoje é o complexo, precisaram migrar para outras localidades, ocupando, assim, bairros como Xangrilá, Estrela D’alva, São Mateus e Tijuca.
A Fazenda Bom Jesus mantém vivas as lembranças do passado agrícola da região Nacional - Fotos: Victor Venâncio/PMC (1) e arquivo Fazenda Bom Jesus (2 e 3)
Os espaços de convivência e a vocação verde
A herança rural ainda é viva na região, muito em consequência da presença de diversos sítios, chácaras, áreas verdes e inúmeras nascentes que alimentam córregos como o Bom Jesus e o Tapera, além da Bacia do Velhas. Para quem é saudoso do estilo de vida interiorano, o domingo de manhã na Fazenda Bom Jesus é a pedida certa, isso porque o empreendimento busca manter viva a tradição rural. Um dos gestores da Bom Jesus, o empresário Edward Eustáquio, lembrou com carinho dos domingos em que os moradores da região faziam da fazenda um ponto de encontro.
Foto: Victor Venâncio/PMC
“O domingo aqui era um ponto de encontro, onde todo pessoal da região vinha pegar o leite direto do curral. Para quem era do Nacional, aquele momento passou a ser um ponto de encontro, onde todo mundo ficava sabendo a situação de um e de outro, colocava o papo em dia. O Nacional tem muita história. Quando lembramos, ficamos até emocionados com a saudade”, destacou Edward Eustáquio.
O parque Amendoeiras, importante área de preservação ambiental, também é um espaço de convivência da região e ainda ressalta o verde presente no local. O parque comporta diversas espécies da flora e da fauna, além de contar com uma quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de skate, vestiários e academia popular. Parte do parque foi reformado recentemente pela Prefeitura de Contagem e a segunda etapa da obra foi entregue como uma das atividades da celebração do aniversário de 114 anos de Contagem, no sábado (30/8).
Revitalizado e devolvido à população, o parque Amendoeiras é utilizado para o lazer, prática esportiva, convivência e contato com a natureza - Fotos: PMC (1) e João Pedro Alcântara/PMC (2 e 3)
Além do parque, o Nacional ainda conta com diversos pontos de encontros para a população e visitantes. As praças Concórdia, Belarmino de Souza, Ecológica Xangrilá e Nossa Senhora da Conceição são espaços de convivência da região, que ainda conta com a praça Estrela D’alva, local que recebe as atividades e decoração do Natal de Luz.
Na região Nacional não faltam praças e parques que comprovam uma das características da cidade: o encontro - Fotos: Ronnie Von/PMC (1), Adelcio Ramos/PMC (2), arquivo Regional Nacional/PMC (3)
Cultura popular e patrimônio histórico
Há quem diga que história de gente que viu onça é lenda rural. No caso do Nacional, a lenda é urbana. Localizado na Pampulha, na divisa com Contagem, o zoológico de Belo Horizonte conta com uma infinidade de espécies selvagens da fauna, por isso não é raro relatos de moradores que avistaram animais que fugiram da reserva. Na década de 70, a notícia de que uma onça havia fugido do zoológico movimentou a comunidade.
Há quase 50 anos morando no Nacional, Zé Gordo lembra que tinha gente que não arriscava sair às ruas. “Quando falou que essa onça escapuliu, a gente não dormia. Nossa senhora! Os moradores ficaram todos alvoroçados naquela época, ninguém tinha coragem de sair de casa”, lembra Zé Gordo.
Se a fuga de uma onça fez todo mundo ficar em casa, a fogueira de São João há anos faz todo mundo sair. O Nacional conta com um dos mais importantes grupos quadrilheiros de Contagem, a Quadrilha Chic Chic. Fundada em 1999, a quadrilha defende o nome de Contagem em diversos concursos de quadrilha por todo o estado de Minas Gerais. Em 2013, a quadrilha foi consagrada campeã do Festival Estadual de Quadrilhas do Arraial de Belô. A representatividade do grupo para a cultura de Contagem elevou a Quadrilha Chic Chic ao status de Patrimônio Cultural do município.
Patrimônio Cultural da cidade, a Chic Chic leva o nome de Contagem e da região Nacional para todo o Estado - Fotos: Janine Moraes/PMC
Além da quadrilha, a região Nacional conta com outros patrimônios culturais que destacam o sincretismo religioso da localidade. A Associação Espírita Pai Pedro de Aruanda - Casa de Caridade Vovô Pedro de Aruanda (Cavop), a Comunidade Espírita Netos de Bate Folhinha, a Casa Senhor do Bonfim e o Filhos do Terreiro de Pai Xangô são todas instituições patrimoniadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Contagem.
Infraestrutura e serviços públicos
Dona Maria da Penha nasceu em Aimorés, mas escolheu o Nacional para viver e construir a vida. Há mais de 40 anos morando na região, ela é uma importante líder comunitária que lutou pela construção de creches que pudessem atender as crianças do local.
Foto: Victor Venâncio/PMC
“Quando eu vim pra cá, não havia ninguém. Não existia pré-escola em Contagem, foi tudo criado depois que fundamos o movimento de luta por creches. A gente veio trabalhando, trabalhando e passando muita dificuldade. A gente não tinha dinheiro para pagar pedreiro, e eu trabalhava até de madrugada para ajudar os pedreiros a construir as creches. Hoje, graças a Deus, tem creche em tudo quanto é canto em Contagem”, lembrou a líder comunitária.
A demanda por mais educação da dona Maria da Penha foi um clamor escutado pela atual gestão da Prefeitura de Contagem, que implementou os Programas “Escola Viva” e o “Tutoria nas Escolas”, além de investir em tecnologia e em segurança com as câmeras de videomonitoramento. A Prefeitura também ampliou a escola Walter Fausto do Amaral e construiu dois novos Cemeis: Confisco e Conquista Veredas.
A demanda por mais educação foi atendida e a região recebeu dois novos Cemeis nos últimos anos: Confisco e Conquista Veredas - Fotos: Janine Moraes/PMC (1), Adelcio Ramos/PMC (2) e Ronnie Von/PMC (3)
O investimento em infraestrutura na região também é perceptível em outros setores. A Prefeitura realizou diversas obras como a requalificação de vias - ruas Joaíma, Cidade de Minas e Laudelina Castorina, além da avenida Wilson Tavares Ribeiro, todas integrantes do Programa “Asfalto Novo”. A saúde também foi contemplada com a reforma da UBS Ilda Efigênia e da Estrela D’alva, além da nova Farmácia Distrital Nacional II e a construção da UPA Nacional que está em andamento.
Investimentos na saúde, esporte e infraestrutura estão levando mais mobilidade e qualidade de vida aos moradores da região - Fotos: Luci Sallum/PMC (1), Fábio Silva/PMC (2) e Adelcio Ramos/PMC (3)
Os adeptos do esporte ganharam novos espaços de treino com as reformas dos campos do Terrestre e do Recanto da Pampulha. Com as obras de revitalização realizadas nos espaços, os amantes do futebol podem contar com locais especiais para a prática do esporte.
A cultura também ganhou protagonismo na região nos últimos anos. Além de receber grandes eventos do calendário municipal como o Arraial de Contagem e o Natal de Luz, o show da cantora Aline Barros e o Rock N’Rua, a Nacional ainda contou com dez projetos contemplados dos editais do Fundo Municipal de Cultura (FMIC).
O que visitar no Nacional
Parque Amendoeiras
Parque Linear São Matheus
Praça Estrela D’alva
Praça Concórdia
Praça Belarmino de Souza
Praça Ecológica Xangrilá
Praça Nossa Senhora da Conceição
Campo Recanto da Pampulha