Para fortalecer os laços entre a gestão pública e o segmento religioso, a prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu, neste sábado (11/10), com pastores das igrejas evangélicas da região de Vargem das Flores, no CEU das Artes, em Nova Contagem. O encontro focou no diálogo com as lideranças religiosas, reconhecendo o papel social das igrejas e membros no acolhimento, orientação, apoio às famílias em situação de vulnerabilidade do município e compromisso com o bem-estar das comunidades locais.
A reunião foi resultado do trabalho de mapeamento do segmento evangélico realizado entre fevereiro e agosto deste ano. No levantamento, foram identificadas 867 igrejas evangélicas na cidade, das quais 738 delas já foram visitadas pelas equipes das administrações regionais. Somente na Regional Vargem das Flores, constam 184 igrejas mapeadas, sendo que 182 receberam visitas e tiveram contato direto com representantes do poder público. Entre as principais ações sociais das igrejas, estão a doação de alimentos, trabalhos com jovens, apoio a casais, cuidado com dependentes químicos, apoio à população em situação de rua e idosos, entre outros.

No decorrer da conversa, os representantes da gestão falaram sobre o trabalho para garantir e facilitar o acesso das igrejas a serviços como regularização tributária, com isenção de IPTU, capacitação e regularização jurídica, com isenções e benefícios legais, regularização fundiária e acesso a editais de cultura em diversas categorias. Além de disponibilizar espaços públicos para atividades culturais e comunitárias, também foi estimulada a participação nos conselhos regionais, fortalecendo sua influência nas decisões sobre o desenvolvimento local.
Segundo a prefeita Marília Campos, este foi o primeiro de uma série de encontros que serão realizados com pastores em todas as regiões da cidade. “O intuito é manter o diálogo aberto, fortalecer parcerias, reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas comunidades de fé. É emocionante ver o compromisso dessas lideranças, que há tantos anos se dedicam a servir ao próximo. Juntos seguimos transformando Contagem em uma cidade mais acolhedora e justa. Realizar sonhos nos enche de esperança e nos motiva a seguir trabalhando todos os dias”, disse.

A subsecretária de Administração Regional e Participação Popular da Secretaria Geral, Michelle Caldeira, explicou que o trabalho desenvolvido pelos conselhos regionais de vilas e favelas e periferias é voltado à escuta ativa da população, especialmente das comunidades locais. “Vocês conhecem melhor do que ninguém a realidade de seus territórios e de Contagem. Agradeço por abrirem as portas, compartilharem seus trabalhos e fortalecerem, com isso, a nossa fé na humanidade. Assim como fazemos na Prefeitura, viemos hoje para dialogar, ouvir e apresentar possibilidades de parceria, capacitação e orientação.”

Parceria de fé
Para o vice-presidente do Conselho Nacional da Comunidade Evangélica Ágape, pastor Fernando Alves Maia, é de grande importância aproximar o governo das lideranças religiosas e promover o diálogo com todas as vertentes da fé. “Quero parabenizar a Prefeitura por promover essa reunião. Já havíamos conversado anteriormente sobre a importância de aproximar a gestão das lideranças evangélicas e compartilhar as ações em andamento. Também foi sugerido o uso de espaços ociosos das igrejas, que ficam vazios durante o dia, como alternativa para ampliar o atendimento em creches, uma proposta que reforça o espírito de parceria e colaboração”, afirmou.
Já a pastora Rosimeire Jacob, além de destacar a importância da parceria, ressaltou a realização de sonhos, como regularizações e obras. “Primeiramente, agradeço a Deus e à gestão por ter se colocado como instrumento de transformação na vida da população mais vulnerável. Fico muito feliz com tudo o que foi apresentado aqui. Temos projetos sociais em andamento e sentimos que somos ouvidos.” E completou: “A pavimentação do Tupã, que antes parecia um sonho impossível, se tornou realidade graças a esse acolhimento, e, por isso, vamos realizar uma marcha de agradecimento pelo asfalto conquistado. Por isso, a importância da conversa entre os segmentos da sociedade”, finalizou.
O superintendente da igreja do Evangelho Quadrangular, pastor Levi Arconio da Silva, parabenizou a iniciativa da reunião em orientar sobre serviços públicos, direitos e oportunidades de parceria. “É essencial a Prefeitura abrir um espaço como este, nos ouvindo de forma tão direta e respeitosa. É gratificante ver secretarias apresentando seus trabalhos e nos permitindo participar. Estou há mais de 40 anos nesta região e acompanho de perto as ações, o que reforça minha admiração e confiança nesse diálogo”, finalizou.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos: