Para concorrer, o candidato deve ser morador da região correspondente da regional administrativa, ter idade igual ou superior a 16 anos, portar documento oficial com foto e informar seu endereço. As inscrições podem ser realizadas durante todo o mês de setembro, exclusivamente, pela plataforma Decide Contagem, podendo ocorrer de forma antecipada ou durante a plenária, até o encerramento do período de inscrições de eleitores, mediante a apresentação da documentação comprobatória.
A representação da sociedade civil do conselho é dividida em dois grupos, sendo o primeiro grupo composto por representantes de segmentos, que são eles: juventudes (aqueles de 16 a 29 anos); mulheres; empresários; comércio/comércio popular; pessoas idosas (aquelas com 60 anos ou mais); religiosos; e associações comunitárias/movimentos sociais. Já o outro grupo é composto por representantes dos bairros/microrregiões de cada administração regional. Os interessados podem selecionar em qual segmento eles querem vincular sua candidatura.
As diretrizes e demais informações, como a divisão das microrregiões, estão especificadas no Diário Oficial de Contagem (DOC) de 5 de setembro de 2025, edição n° 6124, páginas 27 à 31. CLIQUE AQUI para ler o edital completo.
Conselhos regionais: um marco na participação cidadã em Contagem
Os conselhos regionais constituem o Sistema Municipal de Participação Popular e Cidadã, se consolidando como um canal de participação inédito que contempla as especificidades de cada região da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a territorialidade da sociedade civil.
Implementado em 2021, os conselhos são vinculados à administração regional e inovaram o diálogo territorial, organizando-se em comissões temáticas e se reunindo ordinariamente a cada dois meses. Os conselheiros puderam votar e escolher mais de 70 intervenções nas oito regionais, obras que refletem diretamente as necessidades mais urgentes dos moradores.
O mandato dos conselheiros eleitos tem duração de dois anos e a segunda gestão encerra em setembro deste ano. Para o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral, a eleição dos conselheiros regionais é um momento que garante a mobilização democrática e efetiva da sociedade, que reforça a participação popular como prioridade do governo, garantindo uma gestão pública eficiente e alinhada às reais necessidades de quem vive no município.
“O amplo processo de mobilização que estamos organizando garante que a eleição do terceiro mandato dos conselhos regionais possua a maior diversidade possível em seus representantes, fortalecendo o marco deste governo, que não só escuta a população, mas também a inclui nas decisões que norteiam e organizam as políticas públicas pensadas para e com a sociedade. As ações envolvem escuta, diálogo e resposta às reais necessidades da população, fazendo com que a Prefeitura atue onde mais precisa,” afirmou.