A tecnologia é um dos meios que vem transformando a educação e a aprendizagem nas escolas, com muitas instituições podendo proporcionar aos estudantes acesso a experiências únicas. Com foco na melhoria e ampliação da qualidade da educação em Contagem, as escolas municipais poderão contar, durante o ano letivo de 2026, com o auxílio de telas interativas para a educação infantil e para o ensino fundamental.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a compra de 166 telas interativas, que foram entregues no mês de janeiro para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas da rede municipal de educação. O investimento da Prefeitura foi de mais de R$ 2 milhões.
Os equipamentos já estarão disponíveis para uso na volta às aulas, no início de fevereiro. O objetivo é que as telas sirvam de suporte durante as atividades em sala, complementando as linguagens que podem ser usadas no ensino, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Contendo uma variedade de funções, as telas possuem tecnologia que reúne o que há de mais moderno e atualizado no mercado. É possível realizar a regulagem de altura, deixando-a acessível a qualquer pessoa que for manusear, além de possuir uma caneta que contém funcionalidade nas duas pontas. A tela também inclui acesso à internet, uma webcam de alta qualidade, possibilidade de múltiplos toques, controle remoto e nobreak integrado.
Para a segurança dos estudantes, o material é de alta resistência a impactos e riscos. As telas contam, ainda, com rodinhas giratórias que facilitam a mudança de lugar e melhor acomodação em variados ambientes. A lousa interativa também auxilia os educadores em reuniões com os pais, conselhos escolares, formação de profissionais e dentre outras possibilidades, sendo um forte aliado para o setor administrativo das escolas.
A aquisição das telas interativas visa, acima de tudo, respeitar as normas da BNCC relacionadas ao uso de tecnologia nas escolas, assim como a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Básica (CEB), publicada no dia 21 de março de 2025.









