Neste sábado (27/9), a Prefeitura realizou a entrega da revitalização do Beco 15, na Vila Epa, região da Sede, que marca um novo capítulo de bem-estar para os moradores. As obras trouxeram mais segurança, acessibilidade e dignidade. A comunidade vive agora uma realidade transformada, fruto de investimentos que priorizam a qualidade de vida de quem mais precisa.
Iniciadas em junho de 2024, as obras tiveram investimento total de aproximadamente R$ 1,3 milhão, com recursos próprios do município, oriundos do Tesouro Municipal. A intervenção teve como principal objetivo eliminar os riscos geológicos na área, classificada como de alto risco (R3).
A iniciativa integra o Programa de Melhoria de Vilas, Favelas e Periferias, que busca levar infraestrutura, segurança e mais qualidade de vida às regiões historicamente mais vulneráveis da cidade.
“O trabalho beneficiou diretamente quase 1.500 pessoas que agora contam com mais dignidade, segurança e qualidade de vida. Esse é um exemplo concreto do que o nosso Programa de Vilas, Favelas e Periferias representa: transformar a vida das pessoas, onde elas vivem, levando infraestrutura, cultura e cuidado a quem sempre foi negligenciado.”
Prefeita de Contagem, Marília Campos
“Foram finalizados sete muros de arrimo, obras de contenção de encostas, drenagem pluvial, pavimentação e implantação de escadas, rampas e corrimãos, garantindo acessibilidade e eliminando riscos de deslizamento e alagamento. Hoje uma criança ou idoso da comunidade consegue se deslocar sem riscos de se machucar”, comentou o secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli.
Para os moradores Flávio Abreu Pereira e Nilda Silva o trabalho visa a valorização da comunidade com um novo olhar de gestão feito pela Prefeitura de Contagem. “A gente se sente valorizado com essa obra. É a primeira vez que vemos o poder público olhar de verdade para a nossa realidade”, afirmou Abreu. “Essa intervenção mostra que o morador da periferia também importa. É um novo jeito de governar, mais humano e próximo da gente”, destacou Silva.
Participaram da entrega o vice-prefeito, Ricardo Faria; o administrador da Regional Sede, Gil Martins; os vereadores de Contagem, Adriana Souza e Zé Antonio do Hospital; servidores da Defesa Civil de Contagem e da Transcon.
Beco 1 e Beco Maracanã
Ao final do evento, a prefeita Marĩlia também anunciou um novo investimento de R$ 5,7 milhões nos becos 1 e Maracanã, também no mesmo local. A meta é ampliar ainda mais a segurança da comunidade. “As vilas, favelas e periferias estão mudando em Contagem. Estamos juntos, construindo uma cidade que dá orgulho de viver”, finalizou a prefeita.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos da entrega do Beco 15
CLIQUE AQUI para galeria de fotos da visita ao Beco Maracanã
CLIQUE AQUI para galeria de fotos de visita às obras de drenagem na Vila Epa