Na última quarta-feira (6/8), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizou a primeira etapa da Capacitação Introdutória “Qualificando, Fortalecendo e Ampliando Parcerias com as Organizações da Sociedade Civil do SUAS em Contagem”. O evento, realizado na UNA Contagem, reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades socioassistenciais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.
Com o objetivo de qualificar a oferta de serviços socioassistenciais, a capacitação reforçou a importância das parcerias com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), em alinhamento com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A iniciativa, que integra as ações da Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Diretoria de Gestão do SUAS, visa fortalecer os vínculos entre o poder público e a sociedade civil para garantir os direitos da população.
A programação incluiu a apresentação do GeoSUAS Contagem, conduzida por Fabrício Ferreira, da Gerência de Vigilância Socioassistencial, e dois painéis temáticos. O primeiro, ministrado por Leandro de Oliveira Nardi, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, abordou a relação entre as OSCs e o SUAS. Nardi destacou que não há hierarquia entre unidades públicas e privadas. “Em um município onde a rede social é essencial, existente e organizada, a gestão deve reconhecer que todas as ações de autonomização, sejam elas parciais ou completas, têm o mesmo peso e importância que os serviços oferecidos nos CRAS e CREAS.” Ele reforçou que a capacitação, o acompanhamento da rede e a inscrição no Cadastro Único são fundamentais para fortalecer a autonomia dos cidadãos.
O segundo painel, conduzido por Rosilene de Fátima Teixeira de Oliveira, da SEDESE, trouxe reflexões sobre o papel do Estado de Minas Gerais nas parcerias com as organizações.
A superintendente de Assistência Social, Samantha Pacheco, mediou um momento de diálogo e escuta ativa, valorizando o compartilhamento de experiências. Ela exaltou a iniciativa da Prefeitura: “Em reunião do Núcleo Estadual de Educação Permanente, o Fórum de Entidades pediu ao Estado a oferta de capacitações, e em Contagem já estava com tudo organizado para iniciar sua própria formação. Isso só confirma nosso compromisso com a política de assistência social e, principalmente, com os usuários dos nossos serviços, programas e projetos.”
Ao final do evento, Abel Borges, presidente da Ação Social Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compartilhou sua visão: “É de extrema importância e muito gratificante poder participar dessas capacitações. Elas nos proporcionam aprendizado e experiência valiosa. Estar na linha de frente nos dá uma visão única. Por isso, considero essa iniciativa excelente.”
O encontro é parte de um ciclo de formações para a qualificação dos serviços socioassistenciais em Contagem. A próxima atividade está agendada para 13 de agosto de 2025, às 8h30.
Presenças
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, do subsecretário de Assistência Social, Maurício Rangel, do representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Leandro Nardi, e da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Rosilene de Oliveira. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), Patrícia Palmeira, e representantes da sociedade civil organizada também estiveram presentes.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.