Contagem foi escolhida para representar a região sudeste no encontro nacional “Escuta e Diálogo: Mulheres do Bolsa Família”, realizado nesta terça-feira (22/07), na UNA Contagem. O evento foi promovido pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Ministério das Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e de Mulheres e Juventudes. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
O encontro integra o protocolo de intenções firmado entre os ministérios e tem como objetivo ouvir e dialogar com mulheres beneficiárias do Programa "Bolsa Família", que assumem o protagonismo no cuidado de suas famílias em todas as regiões do Brasil. A iniciativa busca compreender suas necessidades e vivências, fortalecendo sua autonomia e contribuindo para a construção de políticas públicas mais sensíveis às suas realidades.
A mesa de abertura contou com a presença de autoridades locais e federais, entre elas, a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino Custódio; a secretária nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva; a vereadora Fatinha Manancial; os secretários municipais Marius Carvalho (SMDSSA) e Camilla Marques (Mulheres e Juventude); e a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Ana Flávia. Representantes de coletivos de mulheres e beneficiárias do programa também estiveram presentes, enriquecendo o debate com suas experiências e trajetórias.
A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Custódio, destacou a importância da atualização correta no Cadastro Único:
“O Cadastro Único não é só a porta de entrada para o Bolsa Família.
Ele é fundamental para quase 40 programas sociais do governo federal.
Se a informação entra errada, ela sobe errada, e isso compromete todo o processo lá na frente.
É por isso que o cuidado com os registros é essencial: um dado bem feito no início
evita problemas depois, garante o acesso correto aos benefícios e fortalece as políticas públicas”.
Eliane Custódio, secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS
Durante o evento, a superintendente de Assistência Social de Contagem, Samantha Pacheco, apresentou os serviços oferecidos pela rede socioassistencial do município, destacando avanços e desafios no atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A programação da tarde contou com uma roda de escuta e diálogo conduzida por técnicas do MDS e do Ministério das Mulheres. O momento foi dedicado à escuta sensível e ao acolhimento das participantes, reafirmando o compromisso da gestão pública com políticas inclusivas e participativas.
No início da atividade, uma dinâmica promoveu a interação entre as participantes: em duplas, elas se apresentaram e, em seguida, compartilharam com o grupo a história de suas novas amigas. Foi uma conversa franca e emocionante, com relatos inspiradores de superação e resistência, que evidenciaram o impacto positivo do Bolsa Família em suas trajetórias.
“O Bolsa Família me proporcionou uma certa independência
para reconstruir minha vida após a separação do meu ex-marido”,
Dardânia Oliveira, mãe de dois filhos e beneficiária do programa
Com essa iniciativa, Contagem reafirma seu papel de destaque na construção de políticas públicas que valorizam o protagonismo feminino e promovem justiça social.