Em Contagem, a luta contra a fome e o desperdício ganha forma e sabor por meio do programa “Banco de Alimentos”. Uma iniciativa essencial para a segurança alimentar e nutricional do município, pois transforma o que seria descarte em nutrição e esperança para milhares de famílias. Nesta semana, foi iniciada a campanha de final de ano para reforçar esse programa e a solidariedade.
O programa “Banco de Alimentos" nasceu em 2003, no âmbito do programa “Fome Zero”, com a missão de ser uma ponte logística de solidariedade. Atua de forma integrada, fazendo parte das Redes Brasileira, Mineira e Metropolitana de Bancos de Alimentos (REBA/RMBH).
Os pilares giram em torno do combate ao desperdício e à fome. Na prática, o programa combate o desperdício ao arrecadar alimentos que, por estarem fora dos padrões de comercialização (seja por motivos estéticos, logísticos ou proximidade da data de vencimento), seriam descartados, mas que mantêm suas propriedades nutricionais intactas e são perfeitamente próprios para o consumo.
Esses alimentos são, então, distribuídos gratuitamente, chegando a instituições socioassistenciais e equipamentos públicos devidamente cadastrados. Além disso, o programa promove a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com atividades que orientam o consumo consciente, o aproveitamento integral dos alimentos e a importância da alimentação saudável.
A gerente do Banco de Alimentos, Gabriela Rabelo, explica sobre a importância do programa e das doações. "O Banco de Alimentos é a ponte entre o desperdício e a necessidade. As doações não só ajudam a alimentar quem mais precisa, garantindo comida boa e variada, mas também dão um show de sustentabilidade, evitando que um monte de comida que está perfeita vá para o lixo. É uma atitude que mostra o compromisso de empresas, produtores, comerciantes com a nossa comunidade, fortalecendo a solidariedade e a luta contra a fome na cidade."
Todo o processo é rigoroso. Inicialmente, a equipe recebe os produtos, seleciona cuidadosamente, processa (se necessário), embala e distribui. O Banco de Alimentos de Contagem concentra seus esforços em auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, que são atendidas pela rede de proteção social do município. Atualmente, ele possui uma rede de atendimento de cerca de 65 instituições cadastradas, incluindo centros de educação infantil, abrigos, e diversas outras entidades socioassistenciais.
Além de sua função primária de captação e distribuição de alimentos, o Banco também serve como uma base logística fundamental para programas estratégicos, como o “Programa de Aquisição de Alimentos” (PAA) e as campanhas solidárias para atendimentos emergenciais.
A força do programa reside na colaboração, sendo sustentada por parceiros que fazem a diferença. Os doadores são provenientes tanto da iniciativa privada quanto da pública, englobando supermercados, sacolões, produtores, centrais de abastecimento e indústrias alimentícias. Essas parcerias são um exemplo de responsabilidade social que multiplica significativamente a capacidade do programa de Contagem em levar alimento de qualidade à mesa de quem precisa.
Como fazer parte?
As entidades socioassistenciais interessadas em receber doações devem se cadastrar por meio do Edital de Chamamento Público Simplificado nº 02/2021/SMDS. Os critérios incluem funcionamento regular há mais de um ano, comprovação do serviço de segurança alimentar e adequação às condições de higiene e sanitárias. A equipe do Banco de Alimentos realiza uma visita técnica para validação.
Informações de Contato:
Endereço: rua São Lucas, 266 - Água Branca, Contagem
Horário de Funcionamento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
E-mail para Dúvidas: bancodealimentoscontagem@gmail.com
Telefones: Gerência: (31) 3615-0538 | Administrativo: (31) 3615-0539 | Nutricionista: (31) 3615-0540
Junte-se a nós nesta missão. Em Contagem, a solidariedade alimenta o futuro!









