A Prefeitura de Contagem trabalha todo dia para reafirmar seu compromisso com a promoção da agricultura urbana, da alimentação saudável e da educação ambiental. com essa perspectiva, na última semana, foi realizado o curso “Frutas em Casa: o segredo de uma boa poda”, voltado para moradores interessados em cultivar frutas no quintal ou na varanda de casa. A capacitação gratuita foi conduzida pelo Programa “Alimenta Cidades” e pela iniciativa Contagem Sem Fome, no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf).
Durante o curso, além da teoria, os participantes colocaram a mão na massa, ou melhor, nas árvores e aprenderam, na prática, técnicas de poda que favorecem o desenvolvimento das plantas frutíferas, incentivando a produção de alimentos saudáveis em ambientes urbanos e residenciais.
Durante o curso, os participantes colocaram em prática, os ensinamentos repassados na teoria - Fotos: Bruno Garcês/PMC
“A poda é uma prática essencial para o sucesso das frutíferas. Ela ajuda a controlar o tamanho das plantas, estimula a produção de frutos, melhora a ventilação e a entrada de luz, além de facilitar os tratos culturais e a colheita”, ressaltou Sheila Andrade, técnica de Produção Agroecológica, enquanto auxiliava os participantes na poda de uma bananeira.
A participante Luciene do Livramento agradeceu a realização do curso e destacou sua importância: “Tenho uma chácara e estou aplicando a poda de rebaixamento nas minhas árvores. Elas estavam muito altas, então foi muito útil para mim”.
Abacate, maçã, pêssego, ameixa, acerola, mamão, mexerica, uva e goiaba são algumas das frutas já cultivadas no quintal de Isabel Silva, 82, moradora do bairro Santa Cruz. Chamada pela filha de ‘senhorinha do dedo verde’, devido à facilidade e carinho para cuidar das plantas, ela contou que sempre fez as podas do seu jeito, mas nunca tinha certeza se estava fazendo o certo.
“Às vezes, via a produção diminuir e não sabia o motivo. O curso ensinou muita coisa! O porquê de cada corte, a época certa para podar cada tipo de fruta, como identificar os galhos que precisam ser removidos... coisas que parecem simples, mas que fazem toda a diferença”, relatou.
Com as mãos coçando para colocar tudo em prática em casa, Isabel incentivou as pessoas a participarem do curso. “Agradeço à Prefeitura a oportunidade de aprender como posso produzir frutas melhores e em maior quantidade. Recomendo o curso para todos que têm um pezinho de fruta em casa. É um conhecimento que vale ouro!", afirmou.
O evento também contou com um lanche coletivo, no qual cada participante levou algo para compartilhar, promovendo um momento de integração e troca entre os presentes. Em sintonia com práticas sustentáveis, todos foram orientados a levar suas canecas e garrafinhas de água, evitando o uso de descartáveis.
Nesta edição, foram disponibilizadas 25 vagas para o curso, que terá uma nova turma no dia 6 de agosto, com mais 25 vagas abertas ao público. As inscrições são on-line e os interessados devem preencher o formulário, clicando aqui.