Os representantes da administração municipal visitaram, na manhã dessa segunda-feira (18/8), as obras de requalificação do antigo prédio do Detran, no bairro Jardim Laguna. O espaço está sendo totalmente transformado para receber o novo restaurante popular Ressaca. No atual imóvel, alugado, localizado na alameda das Andorinhas, 265, há um atendimento médio, diário, de cerca de 1.200 pessoas.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, as obras estão em ritmo acelerado e têm previsão de entrega para novembro. O novo restaurante, próprio, contará com salão de refeições, câmaras frias, áreas de higienização, vestiários, despensa, espaço de convivência, área administrativa, central de gás e portaria. No mesmo prédio, mas com entradas independentes, funcionarão equipamentos públicos que vão garantir acesso aos serviços sociais, de saúde e de assistência da população. O objetivo é concentrar em um mesmo local serviços essenciais para a população e garantir mais dignidade tanto para os usuários quanto para os servidores. O novo espaço vai abrigar a nova sede da Administração Regional Ressaca, Cras, CadÚnico e a Farmácia Distrital.
A prefeita Marília Campos destacou a importância da obra para a segurança alimentar em Contagem.
“O novo restaurante vai trazer mais conforto para a população que vem almoçar aqui
e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. É mais um passo para garantir
a segurança alimentar no Ressaca e transformar a vida das pessoas”
Marília Campos, prefeita de Contagem
Sobre o novo equipamento público abrir outros serviços, a prefeita ressaltou que “são locais que vão servir melhor à população e garantir condições adequadas de trabalho para os servidores” e que “estamos trabalhando para entregar tudo no prazo”.
O engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Ferreira, da empresa Cálculo Engenharia, explicou o andamento dos trabalhos. “Estamos na fase de acabamento da área de produção e infraestrutura do bloco administrativo. Mesmo com desafios de adaptação do prédio, conseguimos avançar e seguimos com previsão de conclusão em novembro”.
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, ressaltou o impacto da iniciativa.
“Hoje o restaurante funciona em um prédio alugado. Ao trazê-lo para uma sede própria,
junto ao Cras e ao CadÚnico, vamos atender melhor uma região de alta vulnerabilidade social,
além de oferecer um conjunto de serviços no mesmo local”.
Marius Carvalho, secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar
O administrador regional da Ressaca, José Carlos Menezes, lembrou que essa era uma antiga reivindicação da população. “A comunidade cobrava, há anos, um espaço definitivo para a administração regional. Agora, com restaurante, Cras, farmácia e CadÚnico no mesmo local, as pessoas terão mais facilidade para acessar seus direitos”.
Moradora do bairro Laguna, a auxiliar de serviços gerais, Maria das Graças, disse que a novidade é aguardada com expectativa. “Eu almoço no restaurante quase todo dia. Vai ser muito melhor ter um espaço novo, maior e mais organizado. A gente se sente mais valorizada”.
Para a moradora Lucene Maria, que também é conselheira regional, a conquista é significativa. “Antes era tudo em prédios alugados e com mudanças constantes, o que prejudicava a população. Agora será sede própria, um ganho enorme para todos da Ressaca”.
O João Batista, também morador da região, falou sobre a expectativa para o Cras e da Farmácia Distrital mais equipada. “Ter a farmácia e o Cras em um prédio novo vai facilitar muito a vida. Hoje a gente precisa ir em vários lugares diferentes. Agora vai resolver tudo no mesmo espaço”.
O padre Zena, da Paróquia Divino Espírito Santo, também celebrou o investimento: “Essa obra vai fortalecer a presença da administração pública aqui na região. Pedimos a Deus que abençoe todos que trabalham para melhorar a vida da nossa população”.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos