Mais uma obra de drenagem iniciou nesta segunda (18/8): a da rua Vereador Joaquim Costa, conhecida como a via do Palácio dos Leilões ou VM5. A intervenção tem como objetivo melhorar a mobilidade no trânsito na região da Ressaca, já que vai resolver problemas de alagamentos e preparar o terreno para a duplicação da via, que recebe diariamente cerca de 32 mil veículos.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a primeira etapa da obra consiste na implantação de cerca de 500 metros de rede de captação de águas pluviais. O prazo previsto para conclusão desta fase é de 90 dias. Depois disso, haverá início a duplicação da via, uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, por meio de uma contrapartida da empresa Tambasa. A expectativa é que a nova estrutura traga mais fluidez ao trânsito, integração entre áreas comerciais e residenciais e, ainda, mais segurança para motoristas e pedestres.
A prefeita Marília Campos destacou que a intervenção é estratégica para a cidade.
“Estamos acompanhando de perto uma obra que vai transformar
a realidade da mobilidade em nossa cidade. A drenagem é fundamental
para resolver os alagamentos históricos da região e, com a duplicação da VM5,
haverá a garantia de mais fluidez e integração, beneficiando milhares de pessoas
que passam por aqui todos os dias”
Marília Campos, prefeita de Contagem
De acordo com o fiscal da Secretaria de Obras, Gleisson Alves, a solução técnica foi pensada para dar fim aos transtornos que historicamente são recorrentes, principalmente em períodos chuvosos. “Em época de chuvas, a VM5 sofre com constantes alagamentos. Agora, com essa rede de drenagem de aproximadamente 500 metros, vamos resolver esse problema de forma definitiva. Essa etapa inicial tem previsão de 90 dias e, em seguida, a Tambasa fará a duplicação, o que vai acabar com os congestionamentos, com mais segurança”.
O presidente do Grupo Tambasa, Alberto Portugal, reforçou o compromisso da empresa com a cidade. “Estamos fazendo um grande investimento na drenagem e, como contrapartida, assumimos a obra de pavimentação e duplicação da via. Isso, praticamente, vai dobrar a capacidade de tráfego da VM5, eliminando esse gargalo que há anos atrapalha o dia a dia de quem passa por aqui”.
Para quem utiliza a via, a expectativa é de mudanças significativas. O motorista Carlos Henrique de Souza, que passa diariamente pela VM5 para chegar ao trabalho, conta que os congestionamentos e alagamentos tornam o trajeto um desafio. “Tem dia que nos horários de pico a gente chega a perder quase uma hora só nesse trecho. É puxado, ainda mais quando chove e alaga. Espero que, com essa obra, a gente consiga passar aqui com mais rapidez”.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos