Na última quarta-feira (6/8), a Prefeitura de Contagem, por meio do Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF), promoveu a segunda parte do curso “Frutas em Casa: o Segredo de uma Boa Poda”, voltado para agricultores urbanos e demais moradores interessados em aprender mais sobre o cuidado com pomares domésticos.
Durante a manhã, os participantes vivenciaram uma formação completa, unindo teoria e prática, com orientações sobre os tipos de poda, cortes corretos e cuidados essenciais com as plantas. O conteúdo foi ministrado por Sheila Andrade, que destacou o objetivo.:“A ideia do curso é levar conhecimento à população. É importante mostrar o nosso trabalho com a agricultura, compartilhar saberes e resgatar tradições, como o plantio de árvores em casa. Tudo isso de forma adequada e acessível para todos, promovendo o cultivo sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana.”
Com vagas limitadas, o curso contou com a participação de 25 pessoas, que receberam certificado com carga horária de três horas. Quem não pôde comparecer à primeira edição, realizada no dia 23 de julho de 2025, teve a oportunidade de participar desta vez.
O CMAUF promove constantemente cursos e capacitações relacionados às temáticas da agricultura urbana e familiar
Fotos: Adelcio Ramos / PMC
O clima de troca e aprendizado coletivo foi reforçado por um lanche compartilhado, no qual cada pessoa contribuiu com um quitute, fortalecendo os laços comunitários. A ação também incentivou práticas sustentáveis, com o uso de canecas e garrafinhas reutilizáveis trazidas pelos próprios participantes.
O participante Leonardo Ramos comentou sobre a relevância desse tipo de formação. “Se a pessoa planta uma muda, uma semente, mas não sabe fazer o manejo adequado, de pouco adianta. Cursos como esse de poda não são fáceis de encontrar. Quando não se tem acesso a um profissional, até dá para tirar dúvidas por conta própria. Mas é bom ficar de olho, pois muitos vídeos no YouTube são bem genéricos e nem sempre explicam de forma clara o que a gente precisa saber.”
A atividade integrou os programas “Contagem Sem Fome” e “Alimenta Cidade”, reafirmando o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da agricultura urbana e a segurança alimentar no município.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.