04 MAI 2024
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
Revitalização do parque linear da av. Teleférico, no Água Branca, avança e pista de skate já faz sucesso com a comunidade

A comunidade do bairro Água Branca vai ganhar, em breve, um espaço para o lazer, prática esportiva e o fortalecimento dos laços com as pessoas e a cidade. As obras de revitalização do parque linear da avenida Teleférico estão em pleno desenvolvimento e uma das etapas está praticamente concluída: a mais nova pista de skate de Contagem, que será referência no país e local de realização de importantes competições no esporte.

Esta pista foi projetada e executada com a participação intensa
dos skatistas de Contagem. Além dessa, teremos a grande pista
no Parque Sarandi, na Praça do Divino, na praça Tancredo Neves.
Então, em breve, Contagem terá um circuito mineiro e,
quem sabe, um circuito nacional da modalidade

Marília Campos, prefeita de Contagem

O parque se estende ao longo da avenida e, depois de anos abandonado, contará com nova área arborizada, onde foram preservadas cerca de 170 árvores, e também equipamentos como playground, campo de areia e academia da cidade. No local, havia uma pista de skate imprópria para uso. Os skatistas da cidade apresentaram à Prefeitura o pedido de revisão do projeto, a fim de adaptar o circuito de modo que ele garantisse a segurança dos praticantes. O atual governo acolheu as sugestões e está finalizando a construção do equipamento, que poderá ser utilizado por crianças, jovens e adultos e até em competições.

"Esta pista foi projetada e executada com a participação intensa dos skatistas de Contagem. Além dessa, teremos a grande pista no Parque Sarandi, na Praça do Divino, na praça Tancredo Neves. Então, em breve, Contagem terá um circuito mineiro e, quem sabe, um circuito nacional da modalidade", projetou a prefeita Marília Campos, neste sábado (4/5), quando esteve no bairro visitando diversas intervenções que estão sendo realizadas.

Uma das atletas que liderou o movimento dos skatistas e formou parceria com o governo municipal, Janaína Renata, que também é moradora do bairro Água Branca, esteve em festa ao ver o sonho sendo concretizado. "As pessoas estão encantadas com esta pista e todos nós saímos ganhando. A população, que terá um espaço para frequentar, nós skatistas e o comércio local. E, em ano olímpico como estamos vivendo, é um presente para Contagem ganhar uma pista como essa", disse.

A pista foi projetada e executada com a participação intensa dos skatistas de Contagem e, inclusive, já está sendo utilizada e elogiada pela população  Fotos: Janine Moraes/PMC

A novidade está atraindo até pessoas de outras cidades. Marco Aurélio de Almeida, morador do bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, já tem frequentado a pista do Água Branca e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Contagem de investir no esporte local. "Fico muito feliz com a preocupação e o investimento que o município está fazendo no esporte. O skate muda vidas, acolhe os jovens e, infelizmente, por muitos anos, foi esquecido e até marginalizado no Brasil", refletiu. "A pista está aprovada, todo mundo pode usar com segurança", reforçou.

Parque linear

Além da pista de skate, que está pronta, restando apenas as intervenções de seu entorno, o parque linear da avenida Teleférico conta com obras de circulação interna de pedestres, implantação de equipamentos de segurança como guarda-corpos e corrimãos; plantio de mais de 26 mudas de árvores; iluminação; bancos; lixeiras; escadas; rampas; calçada e pintura. A expectativa de conclusão é para agosto. O investimento é de R$4.733.481,48 oriundos do PAC Mobilidade.

Ao ver as obras avançando, a moradora do Água Branca, Marília Gomes, faz questão de reconhecer todos os esforços do governo para desenvolver o bairro e melhorar a vida da comunidade: "Esta é uma luta antiga e, graças a Deus, estamos conseguindo tudo que pedimos com a Prefeitura". "Este governo é tudo que nós moradores precisávamos, porque nos ouve e faz as coisas acontecerem. Contagem está de parabéns", opinou.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti