04 MAI 2024
GABINETE DA PREFEITA
REGIONAL INDUSTRIAL
TRABALHO E RENDA
Feirão da Empregabilidade da Juventude em Contagem reúne 285 vagas e abre portas para o futuro
Foto: Janine Moraes/PMC
Os jovens que estiveram presentes no Itaú Power Shopping puderam conversar com recrutadores, tirar dúvidas sobre os processos seletivos, atualizar seus currículos e participar de oficinas sobre diversos temas

Mais de 3.000 jovens de Contagem tiveram a oportunidade de dar um passo importante em direção ao futuro profissional nesse sábado (4/5), no Feirão da Empregabilidade da Juventude, realizado pela Prefeitura Municipal. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, reuniu 16 empresas que disponibilizaram 285 vagas de emprego e aprendizagem, além de diversas oficinas e serviços voltados aos participantes.

O Feirão da Empregabilidade da Juventude também foi um espaço para promover o desenvolvimento profissional dos participantes e fortalecer a integração entre os jovens, as empresas e as instituições de ensino. Diversas oficinas foram realizadas, abordando uma variedade de temas, desde questões ambientais e de saúde até orientação profissional e segurança feminina, todas pensadas no contexto da juventude.

Ana Letícia, 18, moradora do Jardim Riacho das Pedras

A prefeita Marília Campos reforçou o compromisso da gestão municipal na criação de oportunidades de emprego, cursos de qualificação e orientação profissional. "A Prefeitura está trabalhando para garantir mais oportunidades para os jovens do município e o feirão é uma oportunidade para fazer a captação de mão de obra, orientar as vocações e, também, fazer inscrições para cursos de qualificação profissional”, disse.

Mais de 3.000 jovens de Contagem tiveram a oportunidade de dar um passo importante em direção ao futuro profissional nesse sábado (4/5)  Fotos: Janine Moraes/PMC

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destacou que a ação foi um encontro significativo entre o jovem, o poder público e as empresas, que oferecem oportunidades profissionais para a juventude, voltando as atenções ao primeiro emprego “Para os jovens, a ação de hoje representa a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e conquistar sua primeira oportunidade, ser produtivo e garantir sua própria renda. Ao reunirmos diversas instituições em um único espaço, conseguimos agilizar o processo, garantir a efetivação de políticas para juventude e ampliamos as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho”, observou.

As vagas ofertadas no local asseguraram o chamado "trabalho protegido", que garante condições seguras e adequadas para os jovens trabalhadores, sem colocá-los em risco, respeitando a carga horária permitida e garantindo o acesso a trabalhos dignos e em conformidade com as leis trabalhistas. “Dessa forma há, ao jovem, a garantia de condições de trabalho condizentes com a sua capacidade, com a carga horária permitida. Por vezes muitos jovens acabam indo para o chamado trabalho informal, que, normalmente, não estão de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", afirmou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Alessandra Lopes.

Lucas Henrique, 18, morador do bairro Novo Eldorado

Para Lucas Henrique, 18, morador do bairro Novo Eldorado, a experiência foi positiva e animadora. "Eu estou buscando meu primeiro emprego e aqui tive a oportunidade de conversar com diversas empresas. Fiz a inscrição para participar da entrevista, recebi o direcionamento para o processo e estou confiante de que vou conseguir a vaga", declarou.

Ana Letícia, 18, moradora do Jardim Riacho das Pedras e que não teve experiência de trabalho anterior, parabenizou a organização e as orientações recebidas: “Acredito que tudo que foi conversado em relação às entrevistas e currículo vai ser um diferencial em processos seletivos futuros".

"É incrível ver tantas oportunidades sendo oferecidas. Estou impressionada com o que a Prefeitura está fazendo, especialmente em um momento em que tantas pessoas estão buscando emprego. As oficinas foram muito úteis para mim, aprendi coisas novas e pude me preparar melhor para o mercado de trabalho”, afirmou Thailana Grécia, 18, do Três Barras.

O evento contou com a presença de algumas empresas do município e instituições, como Ouvidoria do Ministério Público, estandes das faculdades UNA e PUC. Também estiveram no Feirão as seguintes instituições de sócio-aprendizagem: Assprom, Cefort, Cenad, Ciee, Cruz Vermelha, Espro, Fundação CSN, Funec, Isbet, Rede Cidadã, Senac e Senai. A Estação JUV foi parceira nas ações culturais no local.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: Wendell Rafael / Edição: João Cavalcanti