10 MAI 2024
REGIONAL SEDE
Comunidade Quilombola dos Arturos celebra Festa da Abolição neste fim de semana

Entre os dias 10 e 12 de maio acontecerá a Festa da Abolição celebrada pela Comunidade Quilombola dos Arturos, que retrata mais uma parte de sua tradicional cultura. Na ocasião, a comunidade irá celebrar o aniversário da assinatura da Lei Áurea, medida que declarou extinta a escravidão no Brasil no 13 de maio de 1888. A cerimônia tem início nesta sexta-feira (10/5), às 19h, na própria comunidade, no bairro Jardim Vera Cruz, com o término da Novena e a realização de rituais.

A programação da Festa da Abolição inclui cortejos, desfile dos congadeiros, cumprimento de promessas, encontro de grupos de congados e procissões. Para o diretor social da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos, Jorge Antônio dos Santos, a festa é importante por ser uma oportunidade de reverenciar a ancestralidade, por meio da dança da musicalidade. “A gente reverencia não só a nossa ancestralidade, mas também a devoção ao sagrado africano e aos santos da igreja católica nos quais nós congadeiros somos devotos”.

No sábado (11/5), haverá o levantamento de mastros na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira,  na comunidade dos Arturos e na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. No domingo (12/5), a programação inicia às 4h, com a Festa da Matina,  passando pela concentração das Guardas de Congo e Moçambique e se encerra com o descimento das bandeiras.

“Para esse ano, estamos com uma expectativa muito grande da realização da festa, pois aguardamos em torno de 20 grupos de congados para participar. É um momento de celebração, de alegria, de reviver também o passado e de mostrar ao público que o povo negro resiste”, afirmou Jorge Santos.

Para a superintendente de Políticas Culturais, Aniele Leão, a Festa da Abolição atrai muitos visitantes para a cidade, sendo uma celebração que atrai pessoas de vários locais. “A festa da abolição é muito aqui na cidade. É um espaço também que tem recebido cada vez mais turistas e a Prefeitura de Contagem tem apoiado para fazer com que essa festa seja cada vez maior”, falou.

Aniele destacou a importância da comunidade para a cultura do estado e a importância da data no combate ao racismo e celebração da cultura afro. “É uma atividade que reúne várias ações quilombolas e colabora para a preservação da cultura, da história, das tradições, da valorização do povo negro, da resistência” ressaltou.

Confira a programação da Festa da Abolição

10 de maio (sexta)

19h - Término da Novena / Realização do Ritual do Candombe - Comunidade dos Arturos

11 de maio (sábado)