04 MAI 2024
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL RESSACA
Após superar muitos desafios, implantação do viaduto Integração começa a se tornar realidade

A mobilidade de Contagem vem passando por profunda transformação. Parte das muitas obras que a cidade está recebendo, a implantação do viaduto Integração, localizado sobre a BR-040, entre os bairros Água Branca e Morada Nova, foi retomada há um mês e está avançando a cada dia. Quando estiver pronto, ele vai ligar as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial, diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento para quem atravessa o município.

Marília Campos, prefeita de Contagem

As ações estão concentradas no lado do viaduto pertencente ao bairro Água Branca, no início da avenida Teleférico, com obras de aterramento onde será feita a alça de ligação com o elevado. Serão construídos, também, muros de contenção nas laterais do viaduto e implantação de 400m de rede de drenagem na rua Rio Paraíba para eliminar os alagamentos frequentes na rua dos Emboabas e no túnel do Morada Nova. Em breve, as frentes de trabalho na outra extremidade (Morada Nova) serão iniciadas.

"Este viaduto vai conectar as regiões do Eldorado e Ressaca e, por isso, ele é estratégico para a mobilidade da cidade, além de resolver um gargalo no trânsito do bairro Água Branca", ressaltou a prefeita Marília Campos, durante visita ao canteiro de obras na manhã desse sábado (4/5), quando ela trouxe importantes esclarecimentos e sanou dúvidas dos moradores.

"A população não pode conviver com desinformação e mentiras e, por isso, agimos com transparência. Para retomarmos esta obra, precisamos revisar os projetos de engenharia, enfrentar um processo de desapropriação de empresas que estavam ocupando o terreno por onde o viaduto vai passar, além de ter trocado a empreiteira responsável pela obra. Só aí sim pudemos dar continuidade aos trabalhos, que foram iniciados há muitos anos e nunca concluídos", considerou Marília.

Moradora do Água Branca há 43 anos, Edmara Miranda participou da reunião e pôde compreender mais profundamente as etapas das obras. Ela, que acompanha ativamente as intervenções no bairro, testemunhou a boa relação da comunidade com o governo municipal, pautada pelo diálogo, acolhimento e pela transparência.

"Estou satisfeita porque nos reunimos com representantes da Prefeitura e entendemos todas as dificuldades que o governo precisou superar para realizar a obra. Peço a todos os moradores que ajudem a espalhar as informações e os esclarecimentos que estamos recebendo. Esta obra do viaduto será muito importante para nós e, apesar dos transtornos que ela trouxe e traz, a Prefeitura está trazendo solução", comentou.

O viaduto será fundamental para ligar o Eldorado com a Ressaca e também com Belo Horizonte, acabar com engarrafamentos na região e melhor distribuir o trânsito local. O elevado vai garantir mais fluidez, inclusive, em dias de eventos na Arena MRV, que fica a 3 km de distância.

O Corredor Ressaca, que conta com 9 km de extensão, abrangendo as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff terá mais efetividade, beneficiando 121 bairros e mais de 30 mil veículos que trafegam pelo local diariamente. Será uma transformação direta na mobilidade para mais de 230 mil pessoas que moram ou passam por essas regiões.

Histórico

A construção do viaduto teve início em abril de 2020, mas foi interrompida após atrasos no cronograma por parte da empresa até então contratada. Além disso, foi necessário realizar diversos processos judiciais para a retirada de quatro ocupantes irregulares que utilizaram a área para fins comerciais. Em cumprimento de mandato, a última desocupação foi concluída no fim do ano passado, em uma força-tarefa intersetorial conduzida pela Procuradoria-Geral do Município, com apoio da Transcon, Semobs, Administração Regional Ressaca, além de integrantes do poder judiciário e da Polícia Militar, envolvendo mais de 50 pessoas.

O investimento feito para as obras é de R$10,4 milhões com recursos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti