04 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
SERVIÇO
Prefeitura fiscaliza obras de macrodrenagem do Água Branca e projeta celeridade dos trabalhos na reta final
Foto: Rômulo Abreu/PMC

As obras de macrodrenagem da avenida Pio XII, no bairro Água Branca, esperadas há 40 anos pela comunidade local, estão muito perto de serem concluídas. Após décadas de prejuízos e tragédias por causa de inundações, enfim, os moradores poderão ter sossego durante os períodos de chuva, além de ganhar um corredor totalmente revitalizado, com trânsito mais fluido e um espaço para atividades físicas que impulsionará o comércio da região.

Neste momento, várias frentes de trabalho estão sendo intensificadas a fim de concluir a obra. A concretagem das pontas da galeria está sendo finalizada no encontro com a avenida Teleférico e na saída para a Via Expressa, restando um trecho de cerca de 10 metros, que, ao ser finalizado, permitirá o fechamento das valas na via. Outras etapas em andamento são a pavimentação da rua Dr. Cassiano e avenida Quatro, que receberam cerca de 40 novas bocas de lobo para garantir o correto escoamento das águas. Paralelamente, a Copasa está atuando na avenida fazendo as ligações regulares das redes de água e esgotamento, já que foram identificadas conexões irregulares que levavam esgoto para o córrego.

As obras de macrodrenagem da avenida Pio XII, no bairro Água Branca, são esperadas há 40 anos pela comunidade local.    Fotos: Janine Moraes/PMC

Na manhã deste sábado (4/5), a prefeita Marília Campos, junto à equipe de governo, visitou as obras para acompanhar sua evolução e principalmente dialogar com moradores e comerciantes. "Estamos trabalhando muito para dar agilidade a esta obra e diminuir os impactos que são inerentes a este tipo de intervenção. Esta obra é muito importante e temos o compromisso de garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento desta região e da cidade", pontuou.

A implantação das novas galerias tem previsão de ser concluída até o fim de maio. Antes disso, na segunda quinzena de maio, será iniciada a etapa de implantação do canteiro central e da pista de caminhada ao longo de toda a avenida, com cerca de 725 metros de extensão. Conforme projetado pela Secretaria Municipal de Obras, a pavimentação da av. Pio XII será realizada a partir de junho, dentro da nova fase do Programa "Asfalto Novo".

Moradora há 50 anos do bairro Água Branca, Masilvia Ribeiro exaltou e agradeceu à Prefeitura por estar tornando realidade um projeto que foi sonho da comunidade local por décadas. "Contagem ficou anos sem obras. A cidade estava abandonada e não tínhamos apoio. Por isso, reconhecemos o que está sendo feito agora, aqui no nosso bairro. Obras como essas nunca foram feitas aqui. São 40 anos esperando", afirmou.

Durante a visita, a prefeita atendeu ao pedido dos moradores e comerciantes e pediu à empresa responsável pela obra para aumentar o número de vezes que o caminhão pipa passa pela avenida diariamente, a fim de minimizar a poeira e, ainda, para estudar a possibilidade de aumentar o efetivo de trabalhadores, no intuito de acelerar os trabalhos e cumprir os prazos pactuados. O investimento no projeto de macrodrenagem da av. Pio XII é de R$ 13 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Banco do Brasil.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos: Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti